Notícia / 12.10.18

“A beleza vem de dentro e o sucesso da sua empresa também” (Francisca Pires)

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“Happy employees make happy clients”

Consegue adivinhar qual é o ativo imprescindível de uma empresa e consequentemente o que pode contribuir para o sucesso ou o fracasso da mesma?

A resposta a essa questão é bastante simples - as Pessoas. As pessoas são o ativo mais importante da empresa. Antes de termos clientes satisfeitos, é necessário termos pessoas (colaboradores) felizes. Uma pessoa feliz, motivada, empolgada e que se sinta integrada é meio caminho andado para construir um customer lifetime value duradouro.

A chave para o sucesso é percebermos que os nossos colaboradores são os primeiros a ter em conta e os brand ambassadors ideais. Temos de olhar para o ambiente interno antes do externo. Se fizermos isso dessa forma, todos os pontos irão jogar a nosso favor.

  • Olhar para os nossos colaboradores como se do nosso target se tratassem. Qual é o objetivo? Superar expectativas, dar resposta às necessidades, comunicar de forma assertiva para que a mensagem seja recebida e compreendida;
  • Proporcionar uma experiência bastante positiva. Se a experiência diária que os nossos colaboradores tiverem com a empresa for positiva isso irá refletir-se na forma como estes comunicam a empresa e como trabalham em prol desta. A partir do momento em que não conseguimos entregar uma experiência positiva aos nossos colaboradores, nunca iremos conseguir dar o passo a seguir e propiciar uma experiência positiva aos nossos clientes;
  • Criar um ambiente organizacional harmonioso, não se trata de ter uma zona lounge ou existir um dia por semana com coffee-break; trata-se de garantir que todas as pessoas estão envolvidas com o projeto, se identificam com a missão/visão da empresa, estão motivadas e integradas.

Happy employees make happy clients” e a verdade é que não são os sistemas de CRM que ditam a durabilidade do relação com o cliente, mas sim as experiências que este tem, diariamente, com a empresa.

As empresas que tiverem como premissa colocar os seus colaboradores, as suas pessoas, em primeiro lugar conseguirão isso.

Não se preocupe em investir no núcleo duro da sua empresa, estará implicitamente a contribuir para a satisfação dos seus clientes. Até há quem diga que a “beleza vem do interior”!

 

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