Artigo de opinião / 08.03.17

A importância do Estágio Curricular (Rui Alves)

Partilhar:

Impulsione a sua entrada no mercado de trabalho

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais preparados e exigentes para desempenhar as suas atividades e, uma vez que as ofertas de trabalho escasseiam, as empresas estão cada vez mais seletivas no recrutamento de colaboradores. Porém, para quem está prestes a terminar um ciclo de estudos e portanto não possuí experiência de trabalho, a pergunta que se coloca é: como vão conseguir estes indivíduos ingressar no mercado de trabalho se o mesmo está tão seletivo e exigente e se eles próprios não possuem a experiência exigida? A solução para este problema reside ainda durante a vida académica através do estágio curricular.

A licenciatura em Marketing na Universidade de Aveiro proporciona também aos seus alunos, antes de concluírem o ciclo de estudos, a possibilidade de usufruírem de uma experiência no mercado de trabalho. Sendo assim, está contemplada a existência de um estágio curricular que proporciona aos alunos toda uma vivência empresarial no mundo do trabalho, onde são chamados a desempenhar as mais variadas funções no âmbito do marketing. Não por raras vezes esta experiência tem constituído a abertura de portas para o mercado de trabalho, sendo que, no final do estágio curricular alguns alunos são convidados pelas empresas a permanecer no desempenho de funções.

Como atual estudante na Universidade de Aveiro em Marketing e estagiário na empresa Outglocal Consulting, intensifico a importância da integração desta unidade curricular na reta final do meu percurso académico. Proporciona-me vivenciar experiências indespensáveis para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. 

O estágio permite a troca de diversas sinergias entre o aluno e profissionais que já se encontram na empresa, a construção de uma rede de contatos com pessoas influentes do meio corporativo, o eventual financiamento das próprias despesas por meio do estágio remunerado, o direito a alguns benefícios, como alimentação e transporte, permite aainda ngariar referências profissionais para o currículo.

A prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o período de estágio agregam valor e conhecimento à sua carreira. Sob estes princípios, é crucial aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante este programa, que oferece um novo olhar para o futuro, através da construção de um novo projeto de vida e carreira profissional. 

Descubra as oportunidades que a Outglocal tem para si, contacte-nos e valorize o seu futuro!

Rui Alves
Consultor Junior Associado

Tags: importancia,estagio curricular,outglocal consulting,og,strategy,mercado de trabalho,impulsione,potencia,universidade de aveiro,marketing,oportunidades