Artigo de opinião / 29.05.17

A importância do posicionamento estratégico (Rafael Silva)

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Nos dias que correm toda a qualquer empresa que procura ser de sucesso necessita de ter claramente definido um ponto fundamental: o posicionamento. O posicionamento deve orientar o pensamento estratégico e a definição de ações.

Existem 3+1 tipos de posicionamento: à medida, preço baixo, produto premium e o indiferenciado.

O posicionamento à medida está centrado na oferta ao cliente do maior customização possível. O esforço deve ser responder à necessidade exata do cliente para ser possível dar não uma resposta ao problema, mas sim a melhor resposta possível. Customizar e personalizar são palavras de ordem.

O preço baixo é um posicionamento centrado na redução da margem com o objetivo de competir pelo preço. É uma estratégia de difícil implementação e sustentabilidade a médio longo prazo, mas que apresenta resultados de igual forma. Preço baixo e margem reduzida são palavras de ordem.

O produto premium procura oferecer ao cliente o melhor produto possível. O foco é sempre a melhor qualidade possível, independentemente do preço ou do grau de customização e/ou personalização. Qualidade é a palavra de ordem.

O posicionamento indiferenciado é o que não se encaixa perfeitamente num dos referidos anteriormente. É inclusivamente o posicionamento mais perigoso e que apresenta mais riscos.

Mesmo sabendo da importância deste fator, muitas empresas não definem claramente o seu posicionamento.

Se não consegue enquadrar a sua empresa no posicionamento à medida ou no preço baixo ou no produto premium, então deve parar e refletir.

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