Artigo de opinião / 15.02.17

A importância dos estudos de mercado (João Tavares)

Partilhar:

A Internacionalização é um conceito relativamente recente historicamente, estando diretamente de braços dados com o processo de globalização. Este é um processo no qual uma empresa comercializa os seus produtos ou serviços fora do seu mercado local ou de origem, focando assim o seu envolvimento também em mercados externos.

Atualmente, este conceito é cada vez mais abrangente e complexo, pois existem cada vez mais fatores de ordem interna e externa às empresas que devem ser tidos em conta antes da tomada de qualquer tipo de decisão. Assim, antes de qualquer processo de internacionalização, uma empresa deve ter a sua estrutura no mercado nacional devidamente estabelecida e organizada.

Um processo de internacionalização não pode ser iniciado sem antes definir qual o mercado-alvo que pretendemos explorar e depois analisar as condições e as mais diversas variáveis inerentes a esse mesmo mercado. Assim, é fundamental identificar os mercados com maior potencial para os nossos produtos/serviços e efectuar uma análise detalhada do mercado.

Através de um estudo de mercado, é possível compreender o comportamento e as características de um dado mercado. Neste sentido, não sendo obrigatório seguir esta ordem, deve ser compreendido num estudo de mercado aspectos como:

•    O contexto internacional do setor onde a empresa opera
•    Uma análise estratégica do país (ou mercado-alvo) e do setor 
•    Cadeia de valor do setor 
•    Análise da concorrência
•    Identificação dos principais players, sejam eles potenciais clientes ou concorrentes;
•    Por fim, definir os modos de entrada e as opções estratégicas a serem tomadas.

Obviamente que não existe uma fórmula mágica para o imediato sucesso de um processo de internacionalização, mas a realização de um estudo prévio é extremamente importante para minorar os elevados riscos inerentes à entrada num mercado que não conhecemos e que tem as suas próprias especificidades e diferenças.

Na Outglocal, dispomos de uma vasta experiência neste domínio dos estudos de mercado e processos de internacionalização para empresas. 

 

João Tavares

Consultor associado

Outglocal Consulting