Artigo de opinião / 04.10.16

A Modernização da Saúde (Maria Borges)

Partilhar:

A MODERNIZAÇÃO DA SAÚDE

Na área da saúde, o caminho é claro: modernizar. Modernizar blocos operatórios, modernizar enfermarias, monitorizar remotamente em tempo real os dados de saúde dos pacientes.
O propósito parece óbvio: descomplicar, desburocratizar, desmaterializar. Para quê? Diminuir custos e obter ganhos de eficácia e eficiência.
É um raciocínio lógico e simples, até para quem nada conhece da área. No entanto, para os que são fluentes na área, é percetível que os benefícios vão muito mais além, e que não são apenas para as unidades hospitalares.
Utentes, famílias e população beneficiarão, não apenas no curto prazo, como também no longo prazo. As idas ao hospital tornar-se-ão mais simples, mais fáceis, mais rápidas. O acompanhamento médico-paciente será mais acessível e menos burocrático. O utente deslocar-se-á menos e apenas quando estritamente necessário. A informação estará disponível a qualquer momento e em qualquer lugar. Obviamente, isto refletir-se-á numa melhor qualidade de vida para o utente, para a sua família e para a população em geral. 
É por este motivo que, quando falamos em modernizar unidades hospitalares, o benefício económico é claramente importante, mas não podemos nunca descurar o benefício social. É um benefício não imediato, mas que está lá, e que, a longo prazo, é crucial para o desenvolvimento do país.
É por isto que falamos em investimentos em tecnologias de informação e comunicação, porque é um processo lento e demorado, que não se faz da noite para o dia, mas que é preciso, que é necessário e que é justificável.
O cariz social de uma entidade nunca deve ser esquecido. Na área da saúde, em particular, deve ser sempre tomado em consideração, dado que estamos a falar de um bem público.
Neste sentido, estarão as unidades hospitalares a priorizar os investimentos certos? Os investimentos que, no futuro, permitirão ganhos para todas as partes envolvidas, diretas e indiretas? Acima de tudo, estarão as pessoas conscientes do percurso que ainda nos falta fazer?

 

Maria Borges

Consultora Associada | Healthcare

Outglocal Consulting

 

Tags: modernização,modernização na saúde,SAMA,investimento saúde,tecnologia