Notícia / 06.07.16

Acelerador de Investimento Portugal 2020

Partilhar:

A Outglocal Consulting marcou presença no seminário Acelerador de Investimento Portugal 2020, no passado dia 4 de julho de 2016. Este seminário focou-se em fazer um ponto de situação do programa Portugal 2020, do qual se destacou, por um lado, o pagamento de 100 milhões de euros em 100 dias e, por outro, a recessão do investimento em três decádas.

De entre os vários oradores destacamos o presidente da AIDA, Fernando Castro, que, na sua participação, expôs os novos desafios na área dos transportes, nomeadamente a construção de uma linha ferroviária que liga Aveiro e Salamanca. Também destacamos o ministro do planeamento e das infraestruturas, Pedro Marques, que reforçou a necessidade das empresas e munícipios investirem, realçando o facto de que, no caso dos munícipios, apenas foram utilizados 50 milhões dos 1.000 mihões para o desenvolvimento de projeto no âmbito do PEDU e PARU.

Durante a apresentação e debate, do nova medida temporária Acelerador do Investimento, foram apresentados novas medidas de simplificação da submissão das candidaturas e a sua respetiva análise, bem como a novidade relativa à duplicação da dotação orçamental para projeto no âmbito do Sistema de Incentivos.

Também durante este seminário foram expostos a introdução de incentivo ao investimento que for antecipado de 2017 para 2016, beneficiando as empresas de uma majoração em 10 p.p. (pontos percentuais) para o investimento referido. No caso de projetos nos quais a data de assinatura dos termos de aceitação for feita até 15 de setembro, e nos quais for executado pelo menos 30% do investimento será fornecido um majoração de 10 p.p.

Tags: portugal2020,acelerador investimento,sistema de incentivos