Artigo de opinião / 10.10.16

Artigo de opinião: Consultor Estratégico (Raquel Andias)

Partilhar:

Quando andamos na escola, queremos ser médicos, enfermeiros, astronautas, mágicos, …, mas nunca ambicionamos ser consultores estratégicos.

Mas afinal o que é que os consultores estratégicos fazem?

É muito simples, e muito complexo, entramos nas empresas sempre por motivos diferentes, numas porque enfrentam situações financeiras difíceis, outras porque querem chegar a outros patamares de competitividade.

 Vestimos a camisola de cada uma delas, e pensamos junto dos empresários, definimos metas e em conjunto ultrapassamos estas metas.

Não somos mágicos, somos apenas persistentes, somos os que tiram os sonhos da gaveta dos empresários e os tornamos em realidade e não é com magia é com ações.

Não somos médicos, mas preocupa-nos a saúde das empresas e não apenas a financeira;

Não somos surfistas, mas gostamos de desafios, é a nossa garrafa de oxigénio;

Não somos professores, mas partilhamos conhecimento e aprendemos com as experiências dos empresários com quem nos cruzamos;

Não temos o dom da multiplicação do dinheiro, mas todo o nosso trabalho é feito para que as empresas aumentem os seus resultados financeiros;

Dizem que não gostamos da cor vermelho, porque significa resultados negativos, e os consultores estratégicos são “alérgicos” a resultados negativos.

O nosso dia-a-dia, é cheio de emergências, cheio de equações com x elevados ao quadrado, e altamente radical.

No fundo, eu enquanto consultora estratégica, acho que não tenho apenas uma profissão… Eu não sonhei ser consultora estratégica, mas tornei-me numa, e tem sido uma experiência alucinante.

 

Raquel Andias

Direcção de Implementação de Estratégia

Outglocal Consulting

Tags: consultoria estratégica,consultoria,estratégia,consultores