Notícia / 21.11.16

BUSINESS2SEA

Partilhar:

Fundos Estatais para o Setor Marítimo e Aquícola

A Outglocal Consulting marcou presença no evento Business2Sea com vista a perceber quais as tendências futuras para o setor marítimo e aquícola.

Durante a conferência “A Internacionalização do seu Negócio Passo a Passo” foi possível perceber quais as novas oportunidades de apoios estatais para o setor do mar.

O Mar 2020 é o novo programa de fundos estatais para o financiamento de atividade relacionadas com o mar.

Durante esta conferência, foi possível perceber que existe uma grande quantidade de fundos para ser distribuído por projetos inovadores com excelentes condições de financiamento.

Saiba como internacionalizar o seu negócio, contacte-nos.

Algumas das linhas que foram abordadas foram:

  • PROMOVER UMA PESCA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL, EFICIENTE EM TERMOS DE RECURSOS, INOVADORA, COMPETITIVA E BASEADA NO CONHECIMENTO

Esta linha procura maioritariamente apoiar investimentos em portos, investimentos a bordo de navios, melhoramento de equipamentos e estruturas. Também existe uma componente de proteção da biodiversidade e remoção de detritos.

  • PROMOVER UMA AQUICULTURA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL, EFICIENTE EM TERMOS DE RECURSOS, INOVADORA, COMPETITIVA E BASEADA NO CONHECIMENTO

Por outro lado, esta prioridade de investimento procura apoiar projetos relacionados com o desenvolvimento sustentável da aquicultura, desenvolvimento de sítios aquícolas, aquicultura biológica, medidas de saúde pública e proteção da vida animal.

  • PROMOVER A COMERCIALIZAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DOS PRODUTOS DA PESCA E AQUICULTURA

Por último, esta linha procura, regra geral, a internacionalização das empresas do setor marítimo e está centrada em formas de potenciar a comercialização e transformação de produtos. Também procura o desenvolvimento de novos mercados, promoção e comercialização.

Aliado a estas linhas, existem benefícios fiscais que podem complementar a utilização de apoios no âmbito do Mar 2020, tais como:

  • SIFIDESistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial – que visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação e Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas;
  • Regime Fiscal de Apoio ao Investimento que visa oferecer reduções à coleta para investimentos relacionados com, por exemplo, terrenos, máquinas, viaturas, mobiliário e transferência de tecnologias.

 

Tags: mar2020,aquicultura,incentivos,inovação,mar,pesca,business2sea,porto