Artigo de opinião / 17.01.17

COFFEE BREAK: Dicas para melhorar a produtividade no trabalho

Partilhar:

Saiba como melhorar a produtividade no trabalho

Faça uma pausa no seu dia e fique a conhecer, nesta edição do COFFEE BREAK algumas “Dicas para melhorar a produtividade no trabalho”sugeridas pelos nossos colaboradores:

  1. Lista de Tarefas / Ideias (Sandro Pinto)

É-me absolutamente fundamental começar o dia com uma lista de tarefas a cumprir: esta lista é normalmente um conjunto de tarefas em aberto de dias anteriores (ás quais não foi possível dar seguimento) + tarefas que deverei cumprir durante o dia de trabalho. Após esta compilação, designo-as por ordem de prioridade: o bloco das mais difíceis deverão absorver-me o início da manhã, seguindo-se os blocos de nível 2 e 3 de dificuldade. O facto de conseguir “eliminar” os itens Golias logo pela manhã, liberta-me adrenalina e provoca desde logo em mim um sentido de dever cumprido; todas as restantes tarefas parecem bem mais fáceis de concretizar e o dia apresenta-se bem mais produtivo. O prazer de fazer check em cada um dos itens após tarefas cumpridas é indescritível, apenas comparável á anotação que uma qualquer ideia brillhante precedida por uma epifania! Importante salientar que todas estas tarefas devem estar preferencialmente anotadas num Moleskine (Daily Diary / Planner; Hard Cover) precedidas por um hashtag! E nada disto faria sentido sem a assinatura do Spotify Premium que me auxilia na produtividade de cada dia: um must-do que deverá vir na lista de tarefas a realizar mesmo para quem ainda não é assinante.

  1. Ter o computador organizado (Sara Figueiredo)

Para que o dia de trabalho seja mais produtivo é essencial ter organizada a minha principal ferramenta de trabalho: o computador. Apesar de ter a caixa de e-mail limpa e organizada, o mesmo não acontece com o ambiente de trabalho, que por vezes torna-se num labirinto. Geralmente guardo tudo no ambiente de trabalho, ficando repleto de documentos, pastas e mais pastas. De forma a evitar perdas de tempo na procura de documentos, devemos atribuir-lhes nomes que sejam de fácil perceção e categorizá-los por pastas. Esse curto espaço de tempo que poupamos pode fazer a diferença no nosso dia de trabalho.

  1. Atividade Física (João Tavares)

Para mim, a prática de desporto fora do horário de trabalho melhora imenso a produtividade. Seja no pré ou pós trabalho, correr ou outra atividade física, faz com que nos sintamos com uma sensação de prazer e relaxamento, principalmente em dias mais stressantes. Para além de ser extremamente benéfico para a nossa saúde, praticar desporto ajuda-nos a revigorar e a esquecer, pelo menos de forma momentânea, os problemas/stresses de um dia de trabalho. Esta prática pode, inclusive, trazer boas ideias que ajudarão no trabalho e aumentar a produtividade e capacidade de concentração.

  1. Dividir o tempo em blocos (Rafael Silva)

Para alcançar maiores níveis de produtividade divido o meu tempo em blocos aos quais aloco apenas uma tarefa. O tempo de cada bloco varia tendo em conta a dificuldade ou urgência. No entanto, este limite permiti-me concentrar apenas num objetivo e libertar a minha mente de tudo o que está por fazer. É crucial estar concentrado e focado na realização da tarefa. Evitar o multitasking é obrigatório!

  1. Organização do espaço de trabalho (Hélder Resende)

É fundamental ter a secretária organizada e limpa, pois isso dá-nos energias positivas para enfrentar o dia-a-dia. Os materiais de escrita devem estar todos juntos, perto de nós, e a agenda sempre na página certa, para evitar que percamos muito tempo à procura das coisas, podendo assim deixar passar uma ideia importante. As pastas de arquivo devem estar todas organizadas, para que sempre que seja preciso a sua consulta consigamos facilmente chegar ao pretendido. Devemos ainda ter uma boa iluminação, e devemos ter sempre à mão aquilo que necessitamos.

  1. Evitar negativismos (Raquel Damasceno)

Ao realizar uma tarefa considero essencial que esta seja executada com positivismo, ânimo e responsabilidade, tais fatores possibilitarão um sentimento positivo de satisfação e missão cumprida. A positividade impulsiona a motivação, fazendo com que as pessoas executem as tarefas de maneira eficaz. Por sua vez, os pensamentos negativos atraem más energias e são consequentemente um entrave à produtividade. Neste sentido devemos tentar evitá-los.


       7. Comer fruta (Mateo Leon)

Na hora antes do almoço ou no fim do dia, muitas vezes sentimos fome. Isto pode parecer trivial, mas é certamente uma necessidade primária que temos de satisfazer para continuar a trabalhar eficazmente. A minha recomendação é comer uma peça de fruta 30 minutos - 1 hora antes do almoço e / ou antes do final do dia. Porquê fruta? Por 3 motivos: 1) contém açúcares naturais que é o único alimento para o cérebro; 2) O corpo absorve melhor as vitaminas se comermos a fruta antes da refeição principal; e 3) porque é menos pesado do que outros alimentos e, por conseguinte, faz com que seja mais fácil para continuar a trabalhar.

 

Tags: produtividade no trabalho,tarefas,organização,executar tarefas,gestão de tempo