Artigo de opinião / 15.02.17

COFFEE BREAK: Dicas para um networking eficaz

Partilhar:

Nesta edição do nosso COFFEE BREAK, a Outglocal mostra-lhe a importância de ter uma boa rede de contactos e um networking eficaz

1. Falar com o maior número de pessoas possível (João Tavares)

É importante ir a eventos de networking para fortalecer e alargar a nossa rede de contactos. Nestes encontros, a ideia é falar com o maior número de pessoas possível e discutir e partilhar ideias.

2. Distribuir cartões-de-visita (Rafael Silva)

Para um networking eficaz é obrigatório oferecer cartões-de-visita. Mas não um qualquer. Devem ser únicos. Seja uma imagem única ou um formato peculiar, quem o receber deve parar e olhar. Este é um excelente ponto de partida para qualquer conversa. Depois de criada a curiosidade, a conversa flui naturalmente e muitos negócios serão certamente fechados.

3. Criar empatia (Sandro Pinto)

O verdadeiro networking acontece quando nos preocupamos de forma genuína, altruísta e personalizada com a nossa rede de contactos. A magia da conexão profissional só faz, na minha opinião, sentido quando a empatia (em contexto empresarial) existe de forma natural; esta rede verdadeiramente social só poderá existir quando nos apetece mais ouvir do que falar. O networking não pode ser forçado; as ligações não podem ser artificiais; os pontos de contacto têm de ser reais e sinceros. Esta rede pode e DEVE ser cultivada, tal como numa qualquer outra relação (de amizade por exemplo), por forma a fortalecer-se e crescer."Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és”; este sábio provérbio português remete-nos para a expressão Anglo-Saxónica com alguma clarividência: sendo a ética um dos pilares fundamentais do empreendedorismo, não fará obviamente qualquer sentido promover relações dúbias, relações nas quais não acreditemos de forma genuína ou relações das quais não obtenhamos prazer puro no caminho. ENJOY.


4. Colocar questões sobre os temas abordados no evento (Mateo Leon)

Quando vamos a um evento é por vezes difícil alcançar pessoas que poderiam ser potenciais clientes ou parceiros. Certas ações podem ajudar a interagir com eles. Se o evento tiver um espaço para a audiência colocar questões, é importante manifestar-se expondo a sua questão, porque está a demonstrar o seu interesse naquele tema e a chamar a atenção do público. Isso facilita que, em seguida, durante a pausa para o café, a interação com os outros participantes, que tal como você tenham também interesse nesse assunto. Os cartões-de-visita são muito importantes. No entanto, ao estarmos reunidos com mais de 50 pessoas, o mais provável é que esqueçam a nossa cara no dia seguinte. Portanto, uma boa maneira de ser lembrado e chamar a atenção, de uma forma positiva, é colocar a nossa fotografia no cartão-de-visita. Portanto, esta ação vai proporcionar um maior grau de confiança quando a pessoa em questão, ver novamente o nosso cartão-de-visita.

5. Pequeno discurso de apresentação (Hélder Resende)

Para um networking eficaz, é importante que esteja muito bem preparado. Uma dica é preparar anteriormente um resumo de 1 minuto para no momento do networking o discurso saia todo organizado e fluído, captando a máxima atenção de quem nos ouve. É importante que sejamos concisos e claros na ideia que queremos transmitir, devendo esse discurso apresentar-nos e dizer o que fazemos.

Tags: networking,dicas networking eficaz,cartão-de-visita,empatia,discurso de apresentação,colocar questões