Artigo de opinião / 13.11.17

Como pode aumentar a notoriedade da sua empresa no mundo online (Ana Miguel)

Partilhar:

SEO - Search Engine Optimization

Este artigo tem o objetivo de o ajudar a perceber o que é o SEO e como pode ser uma mais valia para o seu negócio.

Se já se deparou com a sigla SEO é bom sinal, caso ainda não tenha percebido muito bem o que é, este artigo é o indicado para si. 

SEO ou Search Engine Optimization, significa, otimização para motores de busca, ou seja, é considerado um conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar o seu site, seja ele um blog, uma loja online ou uma simples página web e garantir que tem a melhor posição na pesquisa orgânica do motor de busca.

Se a sua empresa já está na internet é um ótimo começo, mas infelizmente, isso não significa obrigatoriamente que está no melhor ranking da Google. Isto porque é necessário investir numa estratégia específica de forma a otimizar os seus resultados com o objetivo de garantir que apareça na melhor posição não paga, ou seja, resultados orgânicos do motor de busca.

Definir uma estratégia de SEO é fundamental para a sua marca ganhar maior visibilidade online e dessa forma, alcançar mais clientes, mais leads e consequentemente, gerar maiores lucros na sua empresa.

Em primeiro lugar, é essencial perceber como o Google funciona para adotar a melhor estratégia e com isso, seu website ganhar maior destaque nos resultados de pesquisa. Os resultados pagos aparecem sempre no topo, sendo que, o objetivo deste artigo é dar a entender os resultados não pagos e como pode otimizar o seu site sem custos adicionais.

Os sites que aparecem nas primeiras posições do motor de busca, logo após os anúncios, são definidos pelo robot da Google, que faz a seleção consoante a relevância do conteúdo do seu site mas também, sempre com o objetivo de dar a melhor experiência ao utilizador. Sendo que, os robots da Google, denominados por Google Bots, não lêm os sites como nós utilizadores, isto é, só conseguem ler texto e código, torna-se necessário ter em atenção o alt text das imagens.

Uma ótima estratégia para otimizar o seu site, é conseguir uma boa descrição para cada imagem que está presente no seu site e fazer com que o Google Bot consiga perceber o que representa. Por isso, nunca se esqueça de fazer uma boa descrição das imagens que estão presentes no seu site e isso certamente irá ajudar a melhorar o posicionamento no motor de busca da sua marca.

Para construir uma campanha de SEO é necessário em primeiro lugar, realizar uma pesquisa de palavras-chave relacionadas com a sua área de negocio, uma das ferramentas mais utilizadas é o Keyword Planner da Google. De seguida, deve analisar o tráfego atual do seu site através da ferramenta do Google Analytics. Deve também na sua estratégia, fazer uma análise da concorrência com o objetivo da sua marca ganhar maior visibilidade e assim, gerar maior tráfego no seu site.

Existem muitas mais ferramentas disponíveis online e passos a ser dados dentro de uma estratégia de SEO, caso esteja interessado em melhorar a posição do site da sua empresa, estamos inteiramente disponíveis para esclarecer qualquer dúvida e ajudá-lo a conseguir uma maior notoriedade da sua marca, no mundo online.

 

Contacte-nos

Tags: Outglocal,Consulting,SEO,Google,Strategydriven