Artigo de opinião / 27.06.17

Dicas para aprimorar a comunicação empresarial

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Confira a sua importância e tire vantagem de todos os benefícios

A comunicação é o processo de transmitir informação desde que haja compreensão do recetor. Se não houver compreensão, não ocorre a comunicação.

Atualmente, muitos problemas que as empresas enfrentam estão baseados na comunicação inadequada (ou até mesmo na falta da mesma). As corporações são compostas por funcionários/prestadores de serviço de diferentes níveis, tanto sociais quanto intelectuais. Cada pessoa possui valores e ideias diferentes e só isso já basta para que ruídos atrapalhem a comunicação.

A quantidade de informações recebidas, os prazos cada vez mais curtos para as respostas e a pressão diária do ambiente de trabalho também colaboram para uma comunicação não efetiva

Um fato interessante é que 93% da nossa comunicação não é verbal. É preciso muito cuidado e atenção quanto à expressão corporal (postura, gestos e expressão facial). Esta deve acompanhar a fala num processo harmonioso e coerente, com naturalidade e espontaneidade.

comunicação empresarial é um fator essencial para que uma organização possa funcionar com o máximo de integração e produtividade. Portanto, é importante que os colaboradores comuniquem de maneira eficiente com as outras pessoas e equipas para potenciarpartilha e o aproveitamento de sinergias.


Seguem abaixo algumas dicas e sugestões por parte dos nossos colaboradores para aprimorar a sua forma de comunicação empresarial:

1. Aplicar na prática a cultura organizacional (Rui Alves)

De nada adianta uma empresa ter uma cultura organizacional bem estruturada se ela não é utilizada no dia a dia da organização. Uma forma eficiente de integrar os funcionários e melhorar a comunicação empresarial é, justamente, aplicar a cultura organizacional na prática, seja por meio de vídeos, palestras, projetos voluntários e toda e qualquer tarefa que faça com que os demais colaboradores trabalhem juntos.

A aplicação de uma boa cultura organizacional eficientemente na comunicação interna potencia o espírito da sua empresa, torna um ambiente de trabalho mais focado e produtivo, tendo em conta que é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa.

3. Compreender a vantagem de "saber ouvir" (Rafael Silva)

O primeiro passo para melhorar a comunicação empresarial interna é ouvir com atenção à outra parte.
A comunicação deve ser um diálogo e não um monólogo. Ouvir com atenção as questões e problemas dos outros é crucial para o bom entendimento de todos os envolvidos. Além disso, mostra preocupação, interesse e vontade de conhecer a perspetivas diferentes, o que, por sua vez, leva a maior motivação e empenho dentro e fora do trabalho.

4. Acompanhamento das novas tendências tecnológicas (Tatiana Plata)

A tecnologia é representada nas empresas por várias ferramentas de comunicação como por exemplo correio eletrónico e Messenger (Skype, etc.). Com o avanço das tecnologias, tanto da internet como o da intranet, os meios digitais tem vindo a melhor os métodos de trabalho, fazendo com que exista mais interatividades entre os funcionários, maior rapidez na transmissão de informação e maior participação nas atividades da empresa.
Podemos então concluir que para haver uma boa comunicação interna é necessário incutir aos colaborados uma mentalidade inovadora e proativa que incite o acompanhamento das tendências tecnologicas, facilite o bom ambiente corporativo e o processo de “vestir a camisola”.

5. Preparação (Helder Resende)

Seja em reuniões, seja no meio empresarial, a preparação é um dos pontos mais importantes quando queremos expor as nossas ideias ou opiniões. É fundamental ir diretamente ao assunto, ser claro e eloquente no discurso, transparecendo uma imagem de domínio do assunto em questão.
Para tal é pesquisar, encontrar evidências, pois é muito importantes para validar as nossas ideias e opiniões.

6. Importância do  brainstorm (Raquel Damasceno)

O brainstorm, por muitos designado como chuva de ideias, é um conceito muito utilizado em dinâmicas de grupos com o objetivo de debater ideias, trocar opiniões e estimular o pensamento criativo, sempre tendo por base um assunto em especifico.
O facto de as empresas dispensarem os seus colaboradores alguns minutos do seu trabalho normal para realizar brainstorm, possibilita à organização solucionar e analisar diversos pontos de vista sobre um determinado assunto. Tal facto contribui para que o mesmo possa ser solucionado, bem como para melhorar a comunicação empresarial entre elementos das equipas.

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