Artigo de opinião / 24.07.17

Dicas para estimular a iniciativa e proatividade corporativa

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Confira a sua importância e tire vantagem dos benefícios

A proatividade é uma das características mais apreciadas no mundo corporativo, é um dos principais atributos que garante a produção de resultados notáveis.

Esta habilidade de “prever” uma situação e agir antes de ela acontecer, permite, como profissional, anteceder problemas, mudanças ou necessidades futuras de forma hábil e competente, em vez de apenas reagir.

Apesar de não ser sinônimo de iniciativa, este atributo faz parte do indivíduo proativo. Sempre alerta, possui agilidade, assertividade, procura soluções e oportunidades e principalmente assume responsabilidade pelos seus atos e concretizações. Valoriza o que precisa ser feito, agregando valor para a empresa, departamento e própria carreira. 

É importante realçar que a proatividade não se restringe a comportamentos de desempenho "extra função", um profissional pode ser proativo continuamente nas suas funções, por exemplo, mudar a maneira de executar uma tarefa porque descubriu uma forma mais eficiente.


Seguem algumas dicas e sugestões por parte dos nossos colaboradores para estimular a iniciativa e proatividade corporativa:

1. Proatividade é uma atitude atenta frente às dificuldades (Rui Alves)

Agir de maneira criativa e inovadora, e estar atento ao trabalho, aos procedimentos, as pessoas, as necessidades e quais objetivos ambiciona alcançar previne não só o surgimento de entraves futuros, assim como permite a potencialização de aptidões, no sentido de a otimizar a realização das tarefas e melhorar o respetivo desempenho. Para obter sucesso, e se possível superar as expectativas no que faz e planeia, é fulcral ter atitude atenta e implica comprometimento.

2. A importância do reconhecimento (Liliana Pinto)

É crucial que um líder/gestor/mentor incentive os seus colaboradores a procurarem novas soluções para os problemas existentes, a apresentarem novas ideias e/ou a desenvolverem uma atitude crítica e ofereça prémios e benefícios para aqueles que mais contribuíram para o sucesso da empresa. Desta forma, o líder demonstra que as atitudes são valorizadas e consideradas importantes para o próprio crescimento do colaborador e o da própria organização.

3. Falar e partilhar ideias (Salomé Martins)

Quantas vezes uma pessoa tem uma brilhante ideia e não a partilha por pensar que não será mais uma valia para a sociedade? Certamente haverá variadíssimas ideias que não significam nada, porque nunca foram partilhadas e ninguém tem conhecimento sobre elas.
No mundo atual de negócios, que está permanentemente a sofrer mutações há sempre lugar para novos e diferentes conceitos, onde se estes forem fundamentados em pesquisa e factos adequados há uma grande possibilidade de serem concretizados com sucesso.

Fomentar uma visão partilhada torna-se decisivo para estimular a iniciativa e a proatividade corporativa sendo imprescindível trabalhar uma liderança eficaz, integração e empenho de todos os membros, comunicação assertiva e aberta, confiança recíproca e resolução construtiva de conflitos.

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