Artigo de opinião / 17.04.17

Dicas para manter a motivação e determinação no ambiente corporativo

Partilhar:

Confira a sua importância, como se orientar e alguns dos seus fatores

A motivação é mais do que uma atitude é uma forma de estar na vida, e para isso basta querer. Se quer sentir-se motivado, é fácil e está nas suas mãos, depende de si, construa, desenvolva a sua própria motivação pois dessa forma ela será muito mais consistente e duradoura.

Manter a motivação diariamente pode ser uma tarefa difícil em função da rotina, tarefas e prazos apertados a cumprir. Contudo, esse hábito pode ser um grande aliado para tornar o cotidiano mais fácil, promove e potencia a partilha de sinergias entre todos os colaboradores e ajuda em dar mais sentido à vida, tanto pessoal como profissional.

A motivação anda ao lado da determinação, só depende da vontade de cada um, escolher chorar ou sorrir, discutir ou dialogar, agir ou ficar parado. Tudo dependerá da motivação própria para realizar algo e da própria determinação com vista no que o motiva. Pessoas desmotivadas apresentam seus resultados bem mais limitados comparados com as pessoas motivadas. Resultados relacionados com a criatividade, proatividade e relacionamento interpessoal são notadamente inferiores frente as pessoas motivadas e determinadas.

É importante definir o que realmente gosta de fazer, com quem e onde gostaria de estar e vá de encontro a este objetivo pessoal e profissional. Basta ter um pouco de determinação para fazer com que sua motivação caminhe em busca de seus objetivos e torne sua vida muito mais feliz. A opção é sempre sua!


Faça uma pausa no seu dia e fique a conhecer, nesta edição do COFFEE BREAK, algumas “Dicas para manter a motivação e determinação no ambiente corporativo”. Confira algumas atitudes e fatores determinantes sugeridos pelos nossos colaboradores:

  • Ações e atitudes de auto-ajuda e crescimento pessoal (Sandro Pinto)

Um dos principais segredos é o poder da respiração… A maneira mais rápida de duplicar ou triplicar a quantidade de energia que temos é aprender a arte de respirar correctamente: Duas a três vezes por dia gastar uns minutos a pesar em respirar mais profunda e eficazmente (mindfulness); O periodo de 10 minutos antes de adormecer e o período de 10 minutos depois de acordar exercem na minha mente subconsciente uma influência profunda. Nessa altura tento programar a minha mente só para pensamentos instigadores e relaxantes.
Expansão do conhecimento abundante: gosto de ler com regularidade; gosto de ser selectivo no que cultivo na minha mente; algo que me melhore como pessoa, como profissional. Ler os livros certos durante 30 minutos por dia motivam-me e inspiram-me em determinação.
O Ritual da reflexão pessoal e da contemplação silenciosa interior! Ponderar todos os dia acerca dos meus actos e PENSAR se os mesmos foram positivos e construtivos ou se foram negativos e a precisarem de rectificação. Se conseguir perceber claramente o que fiz de errado em cada dia, posso tomar as medidas imediatas para melhorar, e avançar no caminho do auto-domínio. A reflexão pessoal é o acto de pensar!
A música funciona de igual forma como estímulo de motivação e determinação!
As palavras afectam a mente de uma maneira muito acentuada. Quer sejam faladas ou escritas! Nós somos aquilo que falamos e nós somos aquilo que escrevemos. Gosto por isso de transmitir e escrever motivação e determinação! Para quem acredita, os mantras são uma óptima forma de alcançar os nossos objectivos de equilíbrio e motivação pessoal. Os sábios antigos tinham uma série de antros que recitavam todos os dias (Meditação); esta prática é na minha opinião altamente eficaz ;) Um mantra é uma expressão que por si só é concebida para libertar a mente, alcançar disciplina, determinação e obter energia.
A arte de cultivar o carácter: acredito que se cultivar um carácter motivador serei uma pessoa motivada! Gosto de o fazer; praticar diariamente acções coerentes com estes princípios
Simplicidade / Less is More: nunca devemos viver imersos em pequenas coisas. Gosto de me concentrar apenas nas minhas prioridades, nas actividades que são verdadeiramente significativas. A minha vida torna-se simples, gratificante e excepcionalmente pacífica. Melhor motivação do que esta não existe. 

A motivação pessoal transforma-se por osmose em motivação profissional e daqui surgem os resultados positivos.

  • Liderança e empatia em prol do sucesso corporativo (Rui Alves)

A liderança é essencial para fomentar e desenvolver bons resultados, esta capacidade inspiradora permite persuadir, motivar e guiar um grupo de pessoas. Numa equipa de trabalho é necessário o comprometimento e envolvência para que o desempenho e a produtividade sejam altos. No entanto, para que isso aconteça, o papel de um líder inspirador é imprescindível, é ele quem dita o ritmo da sua equipa em prol de um objetivo comum.
A empatia é uma ferramenta poderosa, permite com que duas ou mais pessoas interajam de forma proveitosa. No fundo, é através da empatia que se criam as pontes de comunicação entre duas pessoas.
Nem sempre a forma que escolhemos para transmitir uma ideia é suficiente para que ela seja perfeitamente entendida pelo nosso destinatário. Assim, a empatia tem tudo a ver com as palavras que escolhemos e a forma como as organizamos para comunicar as nossas ideias. Se temos algo a dizer, é essencial sabermos escolher a forma de, não só transmitir a ideia, mas faze-la ser bem compreendida por quem ouve. 

  • Comunicação, a essência para a sintonia do grupo de trabalho (Helder Resende)

A troca de informações permite alinhar objetivos, valores e ações a serem tomadas estrategicamente por uma empresa. Na realidade, no ambiente de trabalho, tudo gira em torno de uma boa comunicação.
Comunicar com transparência possibilita mostrar ao colaborador o real significado de seu papel e o impacto que seus esforços trazem para a empresa.
Além disso, uma das principais práticas para motivar as pessoas no ambiente de trabalho é a realização do feedback.
Criar uma cultura de feedback é uma forma de reconhecer e valorizar a importância de cada um na empresa. A prática deve ter como objetivo a construção de melhorias contínuas através de uma comunicação direta e transparente.

  • Empenho e autoconhecimento (R.Damasceno)

Empenho, motivação e vontade de querer melhorar de dia para dia, são alguns dos pilares, para ultrapassar os desafios que nos aparecem em contexto de trabalho.
Todos os dias vivenciamos diferentes emoções e estados de espirito, tais circunstância muitas das vezes afetam o nosso desempenho e a forma como olhamos para determinada  situação. Quando algo não nos corre pelo melhor, a nossa motivação sofre um abalo, e tem tendência a diminuir, necessitamos no entanto, de reagir e mostrar que temos capacidade para reverter a situação e ultrapassar o obstáculo.
Ter consciência e autoconhecimento das suas capacidades aumenta a probabilidade de conseguir reagir a situações adversar, problemas ou desafios. Conhecer as nossas forças e fraquezas ajuda nos a encontrar o caminho a seguir para alcançar os objetivos pretendidos. As fraquezas ou debilidades de uma pessoa podem sempre ser vistas como um lado positivo, nomeadamente capacidades que podem ser melhoradas.

  • Definir objetivos e metas (Rafael Silva)

Para manter um nível de motivação e determinação elevados, procuro dividir os desafios que surgem em desafios mais “pequenos”. Estabeleço objetivos e metas para os alcançar e faço tudo para que estes se concretizem. Sinto-me motivado quando alcanço os objetivos e cumpro as metas a que me comprometo.

  • Cultive boas relações de trabalho (João Tavares)

Um ambiente de trabalho agradável, apelativo e colaborativo favorece o bom desempenho e contribui muito para que os profissionais de uma empresa estejam sempre motivados e determinados nas suas tarefas. Neste sentido, todos os profissionais devem contribuir para uma envolvente de colaboração, compreensão e incentivo. Evitar intrigas e tudo o que possa prejudicar o clima profissional e o bom relacionamento dos colegas é outro dos pontos a ter em atenção.

Tags: coffee break,dicas,outglocal,consulting,estrategia,competitiva,motivação,manter,rotina,tarefas,cumprir,colaboradores,pessoal,profissional,determinação,dia-a-dia,impulsionar,potenciar,comportamento,opiniao,valencias,feedback,persuadir,liderança,sucesso,corporativo,resultados