Notícia / 04.07.18

Horizonte Europeu 2021-2027

Partilhar:

Programa de Investigação e Desenvolvimento Europeu

O futuro da Europa depende do investimento em Investigação e Inovação. O projeto Horizonte Europeu 2021-2027 pretende ser um reforço dos resultados conseguidos nos programas europeus de investigação anteriores como o Horizonte 2020.

Áreas prioritárias

O programa será implementado em 3 pilares principais: Ciência; Desafios Globais e Competitividade; e Inovação.

Está previsto que 25,8 mil milhões de euros sejam afetos ao pilar da Ciência. Este valor será dividido entre o apoio a projetos de investigação definidos e dirigidos pelos próprios investigadores através do Conselho Europeu de Investigação (16,6 mil milhões de euros); e do financiamento de bolsas e intercâmbios para investigadores através do programa Marie Skłodowska-Curie Actions (6,8 mil milhões de euros). Haverá também um investimento em infraestruturas de investigação a nível mundial.

O pilar Desafios Globais e Competitividade Industrial será financiado em 52,7 mil milhões de euros. No âmbito dos desafios globais, será financiada a investigação relacionada com os desafios sociais, por exemplo na área da saúde, da segurança, do clima e energia, dos recursos naturais, entre outros. Para desenvolver a Competitividade Industrial serão reforçadas as capacidades tecnológicas e industriais, assim como a definição de objetivos à escala europeia. Inclui também as atividades do Centro Comum de Investigação (2,2 mil milhões de euros) que disponibiliza os resultados das investigações científicas independentes e o apoio técnico para auxiliar as decisões políticas, tanto da UE como dos estados-membros individualmente.

O orçamento do programa disponibiliza 13,5 mil milhões de euros para que a Europa esteja na vanguarda da Inovação. Este montante será direcionado ao Conselho Europeu da Inovação, que ajudará a desenvolver o panorama global da inovação na UE, nomeadamente através do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET). Este instituto contará com cerca de 3 mil milhões de euros para promover a integração das empresas, da investigação, do ensino superior e do empreendedorismo.

Mudanças em relação ao Horizonte 2020

O Concelho Europeu da Inovação irá apoiar o avanço da inovação, através do apoio financeiro a startups inovadoras para que consigam desenvolver as suas ideias.

 As missões de Investigação e Desenvolvimento (I&D) serão a nível global, ou seja, em conjunto com os cidadãos, stakeholders, o Parlamento Europeu e os estados-membros. Outra mudança em relação ao Horizonte 2020 será o livre acesso às publicações, bases de dados, e aos planos de gestão de dados e de investigação. Pretende-se ainda a redução da burocracia através da simplificação das regras e dos processos administrativos.

O Horizonte Europeu 2021-2027 irá promover o apoio e a partilha de experiências entre os estados-membros, permitindo interligar os departamentos de I&D nacionais, e assim aumentar o potencial de inovação.

Tags: Outglocal,Consulting,Horizonte Europeu,Investimento,Inovação,I&D,Investigação e Desenvolvimento,Estratégia