Artigo de opinião / 12.12.16

Horizonte2020 - Desafios Societais (Rafael Silva)

Partilhar:

O Horizonte 2020 surge da necessidade da União Europeia de se tornar um polo de excelência ao nível da Inovação Tecnológica e Científica. Também procura responder a desafios societais que afetam a União Europeia como um todo. Os desafios apresentam-se como umas das prioridades da UE angariando 39% do orçamento total do programa. http://www.gppq.fct.pt/h2020/ 

Atualmente existem 7 desafios societais, sendo estes:

  • Saúde, Alterações Demográficas e Bem-Estar

Este Desafio incidirá sobre a manutenção e a promoção da saúde durante todo o nosso percurso de vida e sobre a prevenção de doenças, sobre a melhoria da nossa capacidade para a cura, o tratamento e a gestão da doença e da deficiência, o apoio ao envelhecimento ativo e a contribuição para a realização de um setor de cuidados de saúde sustentável e eficiente.

  • Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia

Neste contexto, o Desafio Societal 2 tem como principal objetivo garantir um abastecimento suficiente de alimentos seguros e de alta qualidade e de outros produtos de base biológica através do desenvolvimento de sistemas de produção primária produtivos e eficientes na utilização dos recursos e a promoção dos serviços ecossistémicos conexos, juntamente com cadeias de abastecimento competitivas e hipo carbónicas, tendo em vista acelerar a transição para uma bioeconomia europeia sustentável.

  • Energia Segura, Não Poluente e Eficiente

O objetivo é a produção de serviços e tecnologias energéticas eficientes, que possam ser largamente aceites pelos mercados europeu e internacional, e a criação de sistemas inteligentes de gestão da procura com base num mercado da energia aberto e transparente e de gestão da eficiência energética.

  • Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados

Este tem como objetivo, criar um sistema europeu de transportes eficiente em termos de utilização de recursos, respeitador do ambiente, seguro e sem descontinuidades para benefício dos cidadãos, da economia e da sociedade é uma dos objetivos chave.

  • Ação Climática, Ambiente, Eficiência de Recursos e Matérias-Primas

A gestão sustentável do ambiente e dos seus recursos assenta na investigação multidisciplinar e integrada, de modo a melhorar o conhecimento das interações complexas entre clima, biosfera, ecossistemas, matérias-primas, observação da terra e atividades humanas. Esta abordagem permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias, ferramentas, metodologias e serviços ambientais potenciando a interação com o mercado e a sua potencial comercialização, contribuindo assim para o impacto económico, social e ambiental.

  • Europa num Mundo em Mudança - Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas

O objetivo deste desafio é promover um melhor entendimento da Europa, providenciar soluções e apoiar sociedades Europeias reflexivas, inovadoras e inclusivas no contexto de transformações sem precedentes e crescentes interdependências globais.

  • Sociedades Seguras – Proteção, Liberdade e Segurança da Europa e Seus Cidadãos

Para antecipar, prevenir e gerir essas ameaças, é necessário desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, soluções, ferramentas de previsão e conhecimento, estimular a cooperação entre fornecedores e utilizadores, encontrar soluções de segurança civil, melhorar a competitividade da segurança europeia, indústria e serviços, incluindo as ICT, prevenir e combater o abuso de privacidade e violações dos direitos humanos na Internet, e não só, assegurando aos cidadãos europeus os seus direitos individuais e de liberdade.

É de notar a grande abrangência de temas que os Desafios Societais abarcam. No entanto, o foco derradeiro é só um: inovação.

Conheça outros programas do Horizonte 2020 como o Fast Track to Innovation e Instrumento PME

 

Rafael Silva

Consultor Estratégico | Fundos P2020

Tags: horizonte2020,inovação,inovação tecnológica,inovação científica