Artigo de opinião / 15.05.17

Inbound Marketing: será que se aplica no seu negócio? (Rui Alves)

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Autopromoção através do marketing de atração

Creio que já deve ter ouvido falar deste conceito, mas se ainda tiver dúvidas quanto à utilidade que poderá ter para o seu negócio ou para os seus clientes, este artigo foi elaborado com o intuito de o ajudar na tomada de decisão.

De forma simples, o Inbound Marketing é o marketing focado em gerar tráfego de visitantes que estão à procura e pesquisão assuntos relacionados ao site que adota esta técnica. É uma atração passiva e não invasiva, diferente das chamadas telefônicas, propaganda e material impresso não solicitado, anúncios na televisão, feiras e spam de email marketing.

Para deixar a questão mais clara, passo a relatar alguns exemplos de marketing de atração online:

1) Como alternativa à veiculação de um anúncio na televisão, cria-se vídeos voltados para clientes em potencial que têm interesse pelo assunto e estão pesquisando via internet.

2) Como alternativa à comprar anúncios em publicações, disponibiliza-se um conteúdo melhor em blogs e sites, nos quais as pessoas interessadas podem se cadastrar e se educar.

3)  Como alternativa aos telefonemas intrusivos, cria-se conteúdo de valor e ferramentas que façam com que os clientes em potencial solicitem maiores informações.

  • As campanhas de Inbound Marketing de maior sucesso possuem três componentes chave:

1- Conteúdo
2- Otimização junto aos mecanismos de busca (SEO)
3- Social Media

  • Processo de marketing de atração passo a passo:

1)    Desenvolva uma estratégia de marketing;
2)    Crie e mantenha um website poderoso;
3)    Gere mais tráfego através de blogging, social media e SEO;
4)    Converta os seus visitantes em Leads, através de landing pages por exemplo ;
5)    Converta Leads em vendas;
6)    Captar constantemente as métricas das diversas plataformas online;
7)    Analisar os parametros de eficácia, a fim de desenvolver soluções estratégicas.

Em muitos casos, principalmente em função da rápida evolução das novas tecnologias e de já estarmos a conhecer melhor o comportamento deste novo consumidor bem conectado e informado, mais concretamente dos millennials, observamos que a publicidade focada em sites de nicho é mais eficiente do que anunciar em grandes portais genéricos.

Muitos negócios já surgiram na própria internet onde uma única pessoa utilizando estas técnicas tem gerado excelentes resultados financeiros.

Podemos afirmar então que estas ferramentas permitem ganhar escala em muitos tipos de atividade, gerando vantagens competitivas para vários tipos de negócios, e tem permitido que  pequenas e médias empresas  possam  competir com grandes empresas. No entanto, como qualquer outra ação de marketing, precisa ser bem planeada, testada,  implementada, mensurada.

  • Acha que o Inbound Marketing serve para o seu negócio?

- Depois de ler este artigo certamente que partilha da mesma opinião que eu, esta forma de publicidade on-line na qual uma empresa se autopromove a partir do desenvolvimento de conteúdo relevante por meio de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo. Esta prática tem inúmeras vantagens inerentes, ajuda bastante na impulsão da sua presença online e enquadra-se nos mais diversos negócios.

Rui Alves
Consultor Junior Associado

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