Notícia / 08.03.19

Marketing de Guerrilha by Inês Ribeiro

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Estratégias de marketing

Criar estratégias de marketing nem sempre é algo simples, sobretudo quando se trata de criar experiências inusitadas e invulgares. O marketing de guerrilha é isso mesmo, uma estratégia por vezes “maluca”, mas que tem exatamente o propósito de divulgação da marca e ter impacto junto do público alvo e consequentemente aumentar as vendas.

O mais comum é vermos este tipo de estratégia junto das grandes marcas como a Coca-Cola, Nike, IKEA, KIT KAT, etc. Mas empresas mais pequenas também o conseguem. Estas ações normalmente são associadas a um investimento monetário muito grande, mas nem sempre é necessário tal investimento para fazer uma ação que surta o mesmo efeito. Por vezes as ações de baixo custo, sustentáveis e simples são as que mais têm resultado e conseguem alcançar o objetivo, ou seja, sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.

Muitas vezes estas estratégias de Marketing de Guerrilha surtem um melhor desempenho do que uma estratégia de marketing tradicional. Porquê? Porque são desenvolvidas de forma tão criativa que faz com que seja impossível ao consumidor ignorar a publicidade que invade o seu espaço. O Marketing de Guerrilha tem a particularidade de aproveitar o espaço frequentado pelo público-alvo e, a marca manobra-o da forma que pretende. Se o público se sentir suficientemente estimulado a participar e fazer parte da experiência é mais do que esperado que partilhe isso com amigos e familiares. E quanto maior for o número de partilhas nas redes sociais, maiores são as chances da mensagem e da marca se tornarem viral.

Para finalizar, o marketing de guerrilha procura sempre divulgar mensagens impactantes e fazer com que os consumidores refletirem. Aplicar esta estratégia no meio virtual só trará benefícios para a empresa.