Notícia / 20.12.16

Maximização da riqueza através da ética

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Maximização da riqueza através da ética

Os negócios, os clientes, os colaboradores e os investidores fazem escolhas numa base diária. As suas escolhas têm um impacto visível no sucesso da organização. Os negócios escolhem que produtos vender, os clientes escolhem como gastar o seu dinheiro, os colaboradores escolhem onde e para quem trabalham e os investidores escolhem onde investir o seu capital. Uma organização de sucesso será aquela que consiga que estes quatro elementos sejam a seu favor.
A ética surge e deve ser sempre uma linha orientadora do negócio. Apesar de não existir uma ligação direta entre as empresas que seguem os valores e normas éticas e o seu sucesso, existe uma relação direta entre as empresas que não operam desse modo e a sua capacidade para destruir riqueza para si e para aqueles à sua volta. As ações desonestas das organizações voltam sempre para assombrá-las. Os clientes deixam de comprar os seus produtos, os colaboradores deixam que querer trabalhar e os investidores deixam de querer investir.
Pelas razões enunciadas, maximizar a riqueza através da ética deve ser a primeira regra no pensamento estratégico de qualquer gestor.

Agora será necessário definir, concreta e objetivamente, o que é riqueza. Diferentes pessoas têm diferentes definições. Para uns, riqueza é simplesmente fazer mais dinheiro e para outros pode ser algo mais imaterial ou mesmo espiritual. Estar consciente do que cada um considera como riqueza é essencial.

A definição do que constitui riqueza em termos monetários pode ser feita através de cash flows positivos. A comparação entre o retorno de cash flow e o custo de oportunidade dos investimentos realizados, determinam se os recursos foram ou não alocados corretamente. Compreender o custo de oportunidade e conseguir avaliar de forma informada e ponderada entre o retorno possível entre diversas opções de investimento será crucial no alavancar do crescimento da empresa. Este exercício deve ser feito frequentemente, não só para a empresa, como também para os stakeholders e concorrentes.

Depois definida e quantificada a riqueza será necessário alinhar a organização e todos os que estão envolvidos na sua criação. A papel do gestor será ser um líder e orientar a organização para o alcance de riqueza, tal como definido. Todos os envolvidos devem ter claros na sua mente qual o seu papel e o que se espera deles.

 

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