Notícia / 20.12.16

Implementação e concretização da oferta

Partilhar:

Implementação e concretização da oferta

A implementação da estratégia é dos passos mais importantes na prossecução de resultados: a estratégia deve ser traduzida em escolhas objetivas e posteriormente em ações concretas que devidamente monitorizadas permitam o alcance dos resultados desejados.

Depois de identificar necessidades não satisfeitas, depois de identificar o grupo de clientes, o seu respetivo tamanho e potencial de crescimento e depois de avaliar o potencial retorno versus investimento, deve ser transformada a necessidade num produto, serviço e intangível.

Para preencher adequadamente a necessidade é necessário dar à oferta forma e munir a mesma com uma combinação de atributos físicos e psicológicos para o cliente veja a sua necessidade satisfeita. 

A oferta deve ser planeada de acordo com as expectativas que o cliente tem e não de acordo com o melhor possível que a organização consegue oferecer ao mercado. Corresponder ao nível de expectativa do cliente deve ser sempre o mínimo obrigatório que uma atingir. Ambicionar dar mais que o esperado pode ser uma forma de alcançar maiores níveis de diferenciação e domínio sobre o grupo de clientes.

A oferta compreende o conjunto de produto, serviço, função, benefício e valor psicológico atribuído que é desenvolvido pela empresa para satisfazer necessidades dos clientes. A oferta não deve ser vista isoladamente apenas com o produto ou serviço, mas sim com o impacto que o negócio tem na vida dos clientes.

Ora, deparamo-nos com uma questão quintessencial: o que é mais importante, estratégia ou implementação?
A resposta são os dois.

Qualquer empresa, nos dias que correm, reconhece que mais que pensar deve ser tomada ação para alcançar riqueza como definido. O erro que muitas empresas cometem é assumir que a estratégia e a implementação são processos lineares e causais, isto é, que um ocorre depois do outro.

As empresas de grande sucesso e com elevado retorno, encaram estes dois elementos como dinâmicos e em constante mudança.

Estes são interdependentes e interligados. Com um mundo em constante mudança, é mais obrigatório agir em conformidade com os novos desafios que surgem.

 

Tags: implementação e concretização da oferta,estratégia,resultados,escolhas objetivas,ações concretas,resultados desejados,necessidades,benefício,alcançar riqueza