Artigo de opinião / 04.09.17

Mudança de paradigma (Salomé Martins)

Partilhar:

“Mudança fundamental nos conceitos básicos e práticas experimentais de uma disciplina científica” Thomas Kuhn (1922–1996)

O paradigma é um padrão ou modelo adotado mediante o senso comum que sustenta a conceção do mundo em uma determinada época.

Mudanças de paradigma são acontecimentos importantes, especialmente, para um empreendedor em escolher negócios diferentes, bem como compreender tendências empresariais.

Estas estão sempre a acontecer, tanto em maior como menor escala, onde devemos ser capazes de, não só, compreender tendências, mas também perceber e criar estas mudanças de paradigma.

Exemplo disso, aconteceu durante os Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, quando o norte americano Dick Fosbury realizou o seu salto em altura – de costas. Até aí, todos os atletas projetavam-se com o corpo de frente para a barra. Com a inovação, Fosbury atingiu uma altura que os adversários não tiverem capacidade de a superar, conquistando deste modo a medalha de ouro.

Há uma necessidade de uma abordagem atualizada aos novos desafios, o que antes era receita de sucesso, hoje em dia já não funciona assim, devido à permanente mutação que a sociedade experiência.

Em suma, devemos estar sempre atentos a novas oportunidades para que possamos tirar o máximo de vantagem destas.

Tags: outglocal,strategydriven,estratégica,mudançadeparadigma,bediferent,newchallenges,diferenciação