Artigo de opinião / 21.03.17

O Impacto do Turismo na Economia em Portugal (Helder Resende)

Partilhar:

Perceção da importância deste fator

Os países devem aproveitar as potencialidades que dispõem e devem rentabilizar ao máximo os  seus recursos disponíveis, tendo em conta a sustentabilidade, que por muita vezes é esquecida.

Portugal, tem vindo ano após ano, a apostar no Turismo, uma vez que dispõe de condições únicas no mundo, conseguindo atrair todo o tipo de curiosos turistas dispostos a deixar cá as suas notas negras. Muitos até acabam por gostar tanto que quando se reformam, compram cá casa e vêm para cá desfrutar os seus dias de reforma.

É curioso que um país tão pequeno consiga ter: ilhas com paisagens deslumbrantes, um litoral com praias de qualidade, neve nas serras no inverno, turismo rural, de natureza e turismo em cidades com uma cultura histórica única, e ainda turismo religioso. Uma completa diversidade cultural e ainda cidades europeias desenvolvidas. Tudo isto num território nacional com um nível de segurança bem acima da média.

Também um dos fatores que atrai muitos turistas é o facto do clima mediterrâneo em que existem mais dias de sol do que de chuva, ao longo de todo o ano.

O turismo surge como um forte impulsionador do crescimento económico, tendo contribuído em 2015 com 10,6 mil milhões de euros em receitas turísticas, e representando 7,9% do emprego em Portugal. Estima-se que nos próximos 10 anos, 915 mil empregos sejam no sector do Turismo, representando 22% do emprego em Portugal, entre hotéis, agências de viagens, companhias aéreas, entre outros.

Portugal tem que continuar a apostar na inovação e na qualidade para que possa sempre estar um passo à frente e atrair cada vez mais turistas. Para além disso, é um caminho importante a seguir para diminuir o desemprego, criar riqueza e assim melhorar a economia do país e o bem-estar das famílias.

Helder Resende
Consultor Junior Associado

Tags: importancia,turismo,economia,Portugal,Impacto,sustentabilidade,potencial,recursos,aproveitamento,fatores,outglocal,strategy,driven,innovation