Artigo de opinião / 26.09.16

O Poder do Marketing Digital nas empresas (Sara Figueiredo)

Partilhar:

Considero-me uma apaixonada pelo Marketing, especialmente o Marketing Digital. O estudo do comportamento do consumidor e as mais variadas formas de comunicar têm sido um desafio gratificante como marketer. São cada vez mais constantes as mudanças na comunicação e interação entre as pessoas. Num mundo digital a distância já não é um entrave, sendo possível relacionarmo-nos hoje com pessoas que fazem parte do nosso presente, pessoas com quem tivemos uma relação no passado e aquelas com quem nos queremos relacionar no futuro.

As empresas já perceberam a importância de possuírem uma identidade digital e de marcarem presença no mundo online. Esta realidade tem vindo a traduzir-se em mais oportunidades para os profissionais nesta área e para a valorização do departamento de marketing como criação de valor e oportunidades comerciais.

Um negócio que pretenda crescer e atingir o sucesso online não poderá ficar indiferente à presença nas redes sociais, nomeadamente o Facebook, que é a rede social com maior relevância e impacto na internet.

Estatísticas apontam que :

  • As pessoas passam, em média, mais de 50 minutos por dia no Facebook, Instagram e Messenger
  • 5.6 M de pessoas acedem por mês ao Facebook no mobile, das quais:

                    - 85% estão ligados no telemóvel

                    - 88% estão ligados a um negócio

Outro facto interessante sobre a presença das empresas no mundo online é que 70% utilizam as redes sociais para divulgar o seu negócio, mas apenas 10% das empresas, em Portugal, apostam nas vendas online. Especialmente as PME estão a perder oportunidades de aumentar as suas vendas, num mercado em franca expansão, onde as plataformas de e-commerce têm cada vez mais procura, por parte dos consumidores.

 

Sara Figueiredo

Departamento de Marketing

Outglocal Consulting

Tags: marketing digital,redes sociais,comunicação,facebook empresas