Notícia / 19.10.18

O segredo do sucesso das empresas no LinkedIn (Alex Fabrício)

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Empregados, funcionários, colaboradores ou embaixadores?

Apresento-vos o Top 10 das empresas com maior engagement/sucesso no LinkedIn em 2018.

 Top 10 das empresas com maior engagement/sucesso no LinkedIn em 2018

  1. Hays
  2. Schneider Electric
  3. PTC
  4. Teleperformance
  5. Cvent
  6. Biesse Group
  7. Deloitte, North America
  8. Cognixia
  9. Michael Page
  10. EY

 

  • De uma forma geral, há uma tendência entre as empresas que se situam neste top, tanto em termos de conteúdo visual como de conteúdo escrito. Maior parte do seu conteúdo visual (imagens e vídeos) é constituído por “pessoas”, ou seja, as empresas “usam” os seus colaboradores como verdadeiros embaixadores da marca tanto nos seus perfis pessoais como no perfil da empresa. Os conteúdos escritos são referentes à experiência de trabalho dos colaboradores ou a artigos de opinião da sua autoria que tenham um tema adequado ao contexto da empresa . Outros são simplesmente “quotes” dos seus colaboradores como é caso da Teleperformance.

 

Mais do que insights sobre o que se passa na empresa, é especialmente atrativo para os usuários mais jovens (que cada vez mais é imperativo otimizarem as suas redes sociais), perceber que aquela empresa valoriza os seus colaboradores e dá-lhes oportunidade de assumirem a voz da empresa por breves “pixéis” na tela dos nossos PCs e Smartphones.


Não é por acaso que associamos “caras” a empresas. Não conseguimos pensar numa Apple sem Steve Jobs, numa Microsoft sem Bill Gates, numa SONAE sem Belmiro de Azevedo. É precisamente neste aspeto que estas empresas se diferenciaram nas restantes, com uma pequena diferença: A “liderança” é partilhada. Mais do que um líder, as empresas querem ser vistas como um grupo, com aquela visão, e com um conjunto de valores e cultura que querem marcar pela diferença.

 

Então, qual é a melhor forma de partilhar a visão, os valores e a cultura de uma empresa?
 

O NOSSO PERFIL PESSOAL DO LINKEDIN.
Mas… Não é qualquer perfil!

  • Pensemos um pouco… O que é que teria mais impacto: Servir uma sobremesa digna de um chefe Michelin debaixo de uma ponte, ou servir a mesma sobremesa numa esplanada com vista para o Douro?

    Por muito que o conteúdo seja bom, tudo o que lhe envolve tem de estar ao mesmo nível. É crucial para as empresas que os seus colaboradores tenham um perfil de LinkedIn otimizado. Como porta voz da empresa, temos de garantir que a nossa rede nos vê como excelentes profissionais e que podemos acrescentar valor a qualquer projeto, por isso manter o nosso perfil o mais completo e atualizado possível, bem como interagir com a nossa rede, é crucial, para potenciar o conteúdo que nós partilhamos também.

    Outra dica importante é a “4-1-1 Rule”. Por cada notícia ou conteúdo que publicamos no nosso feed em relação à empresa que trabalhamos, devemos publicar 4 sobre outros aspetos ou outras empresas. Para além de não “martirizar” as nossas conexões com o nosso conteúdo, de forma indireta, estamos a criar engagement com outros utilizadores e alcançar um público ainda maior.

Tudo isto torna-nos verdadeiros embaixadores, o passaporte entre a nossa rede e a nossa empresa, potenciar o nosso perfil é potenciar o perfil da nossa empresa também.

 

Se tens ou tivesses uma empresa, o que é que escolhias? Um empregado, um funcionário, um colaborador ou um embaixador?

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