Artigo de opinião / 15.03.19

O Vendedor Consultor by Tânia Cabeleira

Partilhar:

Ação Comercial na era digital

Será que uma das profissões mais antigas do mundo, tem lugar na era digital?

Sim.

E respondo sim com a maior convicção, aliás até saliento que mais do que nunca o papel do comercial é crucial.

Com o decorrer dos tempos o profissional de vendas sempre se deparou por inúmeras mudanças como é o caso da evolução tecnológica e das mudanças do comportamento do consumidor.

Em um mundo hiper conectado, no qual os consumidores pesquisam produtos, comparam preços, avaliam as suas experiências e realizam compras a função do vendedor adquire outra relevância. A de consultor. Pois é, pode parecer estranho, mas se pensarmos bem é mais que lógico.
Ora vejamos, o consumidor está mais critico e seletivo nas suas compras, por sua vez a tomada de decisão é mais ponderada e muitas vezes necessitamos da opinião de um entendido na área que auxilie na melhor tomada de decisão para assim satisfazer necessidades.

Por outro lado, não posso deixar de referenciar que se estamos numa era digital e como tal o vendedor também tem que o ser. Temos que estar num mundo online, realizar network e desenvolver estratégias comerciais adaptadas ao mundo digital.

Em forma de término, deixo uma pequena reflexão: se os tempos mudam, as vontades mudam, as circunstâncias mudam, então nós também temos que mudar e moldarmos-mos da melhor forma para sermos bem-sucedidos! Citando Paulo Freira “Mudar é difícil, mas é possível”. |

Tags: departamento comercial,Era digital,Comercial digital,Outglocal,Artigo de opinião,Opinião,Artigo,Estágio