Artigo de opinião / 24.10.16

Oportunidades: o negócio do franchising (Mateo Léon)

Partilhar:

Ser empreendedor com um negócio independente ou abrir um franchising?

Na passada quinta-feira (20 de outubro de 2016) realizou-se, no Sheraton Porto Hotel, a segunda edição do Porto Franchise. Um total de 39 marcas deram-se a conhecer aos visitantes que por ali passaram. Para além dos stands informativos, foi feita a apresentação de modelos de negócio de algumas das marcas, com o objetivo de "seduzir" potenciais franchisados.

Neste tipo de Feiras temos a percepção de que existem muitas oportunidades de negócio, em que o difícil é escolher. Os futuros empreendedores devem estar motivados não só para a obtenção de rentabilidade, mas também com o seu trabalho diário. Isto é o que a ciência do empreendimento chama de "motivação externa", recompensa que se obtém ao finalizar uma atividade e "motivação interna", satisfação para o simples facto de realizar uma actividade.

Quando se inicia um negócio, sem dúvida que a melhor motivação é a interna, não  esquecendo também a externa, se não é como se estívessemos a fazer voluntariado (Aviso aos workaholics). No entanto, quando se está a começar um negócio, nem todas as tarefas despertam interesse. Por exemplo, para o gestor o mais importante é criar relações diárias com os clientes, e não gerir questões relacionadas com a web.

Os empreendedores que estão motivados internamente são pessoas ideais para serem franchisados. O franchising, em si, envolve tarefas como: encontrar os melhores fornecedores, projetar a sua comunicação, estudar a concorrência, apostar em formação, melhorar e posicionar o site da marca, etc. 

O franchisado terá mais tempo livre para se dedicar às vendas ou dormir la siesta, pois ao pagar royalties ao franchiser (empresa mãe) não tem de se preocupar com questões como marketing e publicidade.

Ainda não decidiu que tipo de empreendedor você seria? Na Outglocal Consulting nós podemos ajudar. Procuramos a melhor opção de acordo com as suas características pessoais e profissionais, seja para abrir um franchising empresarial, seja uma empresa independente.

PALAVRAS-CHAVE: Aveiro, negócios, franchising, Porto, marcas, oportunidades, empreendedores, Porto Franchise,  motivação interna, motivação externa, formação, ideia de negócio.

 

Mateo Léon

Consultor Associado

Outglocal Consulting

Tags: franchising,oportunidade de negócio,empreendedor,empreendedorismo