Notícia / 14.11.16

PME´s em Portugal: Sucesso Estratégico (Ângelo Soares)

Partilhar:

A importância da consultoria estratégica nas PME em Portugal

As pequenas e médias empresas em Portugal representam 99% do tecido empresarial português. Embora Portugal seja um país pequeno comparado com os seus parceiros Europeus nenhum outro estado membro canaliza tantos fundos comunitários nas PME.

Iniciativas como o Portugal 2020 visam reforçar e melhorar a competitividade das PME no mercado nacional e global. Surpreendentemente, Portugal investe, no âmbito do projeto Portugal 2020 a quantia de 440 euros por habitante. Este rácio, para comparação, é sete vezes superior a Espanha e quatro vezes superior a Grécia segundo um artigo do Expresso.

De natureza igualmente relevante temos o projeto da União Europeia, Horizonte 2020, onde segundo dados fornecidos pela ANI (Agencia Nacional de Inovação) as empresas Portuguesas obtiveram os melhores resultados de sempre no SME Instrument-Fase 1, aumentando assim o valor total de financiamento pela Fase 1 para 2,3 milhões.

Dados como estes dão novo folgo ao empreendedorismo português, no entanto, de acordo com a Forbes (http://www.forbes.com), 8 em cada 10 empreendedores falham nos primeiros 18 meses e a razão principal continua a ser a falta de uma estratégia de negócio solida e parceiros de confiança.

É neste panorama que a consultoria estratégia se revela crucial. Com um plano de negócios forte, uma estratégia bem definida, uma análise de mercado completa e parceiros nos quais uma PME pode depender a taxa de sucesso aumenta exponencialmente.

Na Outglocal por exemplo, cada cliente é analisado de modo a entender perfeitamente as suas necessidades, de maneira a poder ser adotada uma estratégia de sucesso. Este é então acompanhado constantemente o que, consequentemente faz com que o projeto do cliente tenha um crescimento positivo.

Isto é extremamente importante para o sucesso de uma PME visto que o sucesso do cliente é o sucesso da consultora. Esta relação simbiótica está na base de um projeto de sucesso e com futuro onde as competências que possam faltar na empresa possam ser fornecidas pela consultora muitas vezes evitando assim o insucesso de um projeto com potencial.

 

Ângelo Soares

Marketer Júnior Associado

Outglocal Consulting

 

Tags: consultoria,consultoria estrategica,Instrumento PME,portugal2020