Notícia / 20.12.16

Preenchimento das necessidades não satisfeitas dos clientes

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Preenchimento das necessidades não satisfeitas dos clientes

A criação de riqueza apenas pode ser feita através dos nossos clientes, através do preenchimento das necessidades não satisfeitas. As empresas com elevada performance e resultados, têm em comum o facto de conseguirem identificar o que os clientes querem. Os clientes por sua vez veem a oferta da empresa como única e acreditam que mais nenhuma empresa consegue satisfazer a sua necessidade.

A capacidade para uma empresa ter elevados retornos em cash flow está diretamente relacionada com a sua capacidade para identificar e/ou criar o Sweet Spot: espaço de preenchimento das necessidades dos clientes não satisfeitas pela concorrência.

A existência de produtos substitutos, inviabiliza o preenchimento de necessidades não satisfeitas e influencia negativamente a política de preço que a empresa pratica, o preço que os clientes estão dispostos a pagar e a capacidade e vontade dos investidores em investir na empresa.

A capacidade para uma empresa ter elevados retornos em cash flow estará diretamente relacionada com a sua capacidade em identificar aquilo que os clientes querem, mas não vêm satisfeito por mais ninguém.

Daqui facilmente se percebe que uma empresa com um excelente produto pode não ver concretizado retorno igualmente excelentes.

Por esse motivo, uma empresa deve desenvolver e criar produtos baseados nas necessidades não preenchidas dos clientes.

Com isto não se procura que a organização tenha como foco ser diferente. O facto de ser diferente ocorre naturalmente com a oferta que é dada e com o valor percebido pelo cliente. Todas as empresas com elevado retorno são diferentes, mas nem todas as empresas diferentes têm elevados retornos.

 

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