Artigo de opinião / 10.04.17

Princípios de Psicologia para campanhas de Marketing (Rui Alves)

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Elabore ações publicitárias de sucesso e potencie o seu negócio

Se é verdade que as constantes novidades tecnológicas constituem uma parte fundamental da construção de uma Campanha de Marketing, a relevância da atenção ao comportamento humano também não pode ser descurada.
Tendo em conta que as compras são 85% emocionais e impulsivas, de acordo com dados divulgados pelo PR Daily. As marcas não se podem esquecer que existe um elemento psicológico que deve ser explorado de forma a potenciar vendas, atingindo assim o público pretendido de maneira a que transmita um conjunto de elementos pertinentes e inerentes à campanha para garantir uma correta interpretação mediante o posicionamento pretendido no mercado.

Uma comunicação publicitária transmite estimulos que despertam um conjunto de mecanismos e sentidos que conduzirão a um determinado comportamento das pessoas atingidas por uma determinada campanha em relação com o próprio conteúdo da mesma e forma como ele é apresentado. 

É importante ter em consideração duas componentes principais: por um lado, está a componente de carácter informativo, que trata de informar, de dar a conhecer algo sobre o objecto do anúncio; por outro lado, está a componente persuasiva, que, de uma forma mais clara, trata deliberadamente de exercer influência nas pessoas.
Ambos aspectos, o informativo e o persuasivo, estão estreitamente unidos na intencionalidade da própria publicidade. A dimensão informativa pode influenciar o consumidor através do conhecimento e aprendizagem. A dimensão persuasiva acelera a influência sobre o consumidor através das diferentes formas e mecanismos de persuasão. 

Considerando isto, podemos definir oito princípios base de Psicologia que os anunciantes devem saber:
1 – Dar para receber. Mais conhecido como princípio da reciprocidade, esta regra estabelece que as pessoas sentem necessidade de retribuir a quem lhes oferece algo;
2 – Usar cor para apelar a emoções. Os significados das cores podem ser utilizados a favor das marcas, que devem adaptar a sua comunicação ao público-alvo e objectivos. Amarelo, por exemplo, representa optimismo, juventude e é bom para atrair a atenção dos consumidores. Já o verde é associado a riqueza;
3 – Promover exclusividade. Este princípio declara que as pessoas querem sentir que fazem parte de algum tipo de clube. Um exemplo prático deste tipo de abordagem poderá ser a oferta de algo especial apenas aos primeiros 100 clientes ou subscritores;
4 – Dar destaque a emoções. Tristeza, positividade, choque, medo e humor são as cinco emoções básicas que desencadeiam maiores níveis de leituras e partilhas de conteúdos. As marcas devem, por isso, apostar em textos, vídeos e imagens que activem uma destas emoções;
5 – Promover a urgência. A sensação de escassez poderá levar os consumidores a adquirir algo no momento para garantir que não ficam sem o produto que desejam. Períodos de teste gratuitos que lembram os consumidores de que estão a ficar sem tempo são uma opção;
6 – Colocar um pé dentro de casa. Em linha com o exemplo anterior, oferecer um período limitado e gratuito para que seja possível testar determinado serviço ou produto ajuda as marcas a aproximarem-se dos consumidores, colocando “um pé dentro de suas casas”. Deste modo, podem mostrar as suas mais-valias e eventualmente provarem ser indispensáveis;
7 – Limitar as opções. De acordo com um estudo citado pelo PR Daily, perante 24 amostras de doce, alguns consumidores apenas provaram o produto e outros compraram. Perante uma amostra de apenas seis doces, o número de vendas aumentou em 20%. Este princípio indica que oferecer menos opções permite aumentar mais vendas, já que o elemento “confusão” é eliminado;
8 – Criar uma tribo. A teoria da identidade social aponta para a necessidade do ser humano em fazer parte de algo, de um grupo. Um dos caminhos possíveis para a aplicação desta princípio em campanhas de Marketing passa por convidar os consumidores de determinada marca a participar nos conteúdos da mesma.

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Rui Alves
Consultor Junior Associado

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