Notícia / 21.02.18

Tendências do Marketing Digital para 2018

Partilhar:

O que será tendência este ano para o marketing digital?

Reunimos 4 que de acordo com os especialistas podem ser novas tecnologias e conceitos para este ano que acabam por influenciar o Marketing Digital.

Uma certeza é que o conteúdo vai continuar a ser rei, mas com o enorme volume de informação que existe surge uma solução com o objetivo de simplificar e dar aos utilizadores apenas o que é essencial.

Portanto em primeiro lugar falamos de Marketing de Conteúdo, este ano prevê-se que vai continuar a ser um ponto muito importante para as marcas, mas de forma diferente, ou seja, conteúdo mais relevante mas em menor quantidade.

Por esse motivo o foco neste momento é: criar conteúdo mais relevante e dá-lo aos utilizadores. Nesta altura é impossível não falarmos em Inteligência Artificial e que sem dúvida é uma das tendências para este ano. Claro que temos de falar nos chatbots.

Há pouco tempo lançámos um artigo sobre isso mesmo, mas é uma forma de comunicar com os clientes cada vez mais em expansão e que não poderia ser deixada de parte neste artigo sobre as tendências do ano de 2018.

O objetivo principal dos chatbots é simular uma conversa humana, ou seja, aliado à inteligência artificial pode ainda ter um maior potencial. Porque um dos grandes problemas é que caso a conversa seja programada apenas de uma forma, pode correr mal e o utilizador acaba por ter uma má experiência.

Por esse motivo é que a inteligência artificial se torna tão importante, existem tantas formas de perguntar a mesma coisa que é difícil programar todas elas, por esse motivo, mesmo não questionando de forma programada seja possível obter respostas corretas. Muitas marcas atualmente já optam por este serviço, nada como definir um objetivo e ver como corre.

A terceira tendência que considerámos importante mencionar é sem dúvida, as transmissões em direto ou os lives que permitem a interação dos utilizadores em tempo real com o vídeo. Essa potencialidade começou no Youtube mas atualmente já se encontra disponível noutras redes sociais como é o caso do Facebook e Instagram.

Já no ano passado o vídeo era valorizado por estas ferramentas comparativamente com outros conteúdos e certamente vai continuar a ter muito mais poder. Em 2018 o foco vai continuar a ser o conteúdo audiovisual, aproveite para interagir com os utilizadores através dos lives e veja o impacto que é possível obter.

A quarta e última tendência que achamos relevante é sem dúvida a realização de pesquisas por comando de voz. Com a possibilidade atualmente de realizar pesquisas no Google através da voz muda totalmente a forma como até agora fazíamos a nossas pesquisas, sempre através da escrita.

Sem dúvida que será uma tendência para este ano,  basta clicar no microfone da barra de pesquisa e começar a falar, seja no smartphone ou computador.

Talvez nos tornemos mais preguiçosos sem a necessidade de escrever como até então estávamos habituados, de qualquer forma, as marcas terão de se preparar para ter a resposta na ponta de língua.

Esperamos com estas tendências ajudar a inovar o seu negócio ou a forma como utiliza a internet!

 

Tags: Marketing Digital,Outglocal,Tendências,2018