Artigo de opinião / 14.06.17

Tendências do Marketing (Raquel Damasceno)

Partilhar:

O Marketing Digital consiste na definição de ações, e sua implementação, através da internet, dispositivos móveis e outros dispositivos digitais para divulgar e comercializar produtos e serviços. Visa tal como o marketing tradicional conquistar novos clientes, atingir nicho de mercado, reter clientes atuais e melhor a rede de relacionamentos. Por sua vez, podemos ainda afirmar que o marketing digital advém da evolução tecnológica sentida nos últimos 10 anos, bem como da adaptação do marketing tradicional a evolução do percurso dos consumidores.

Atualmente, ao observarmos o mundo em que vivemos deparamo-nos com um fator preponderante: a conectividade. Dentro do mesmo, podemos encontrar conceitos como a economia da “partilha”, e do “agora”. Por outro lado, o número de interações em tempo real gera um volume de informação online incalculável, sendo necessário os marketeers estarem atentos e acompanhar o percurso do consumidor.

  • O Marketing digital apresenta como caraterísticas:

A transferência de poder e influência de indivíduos para os grupos sociais. Os consumidores tornam se cada vez mais poderosos, devido ao acesso a informação transparente, por isso deixam de ser facilmente influenciados por campanhas de marketing, e passam a basear as suas opiniões em publicações, criticas e opiniões de especialistas.

A passagem da exclusividade para a inclusividade. Na verdade, todas as redes sociais que tem um bom crowdsourcing são bons exemplos de inclusividade, porque funcionam harmoniosamente independentemente das diferenças que possuem.

A mudança do fluxo de inovação vertical (de empresas para o mercado) para um fluxo de inovação horizontal (onde o mercado fornece ideias e as empresas comercializam essas ideias).

Tags: marketing,digital,digital marketing,internet,dispositivos,online,partilha,agora,instantaneo,mundo,importancia,tendencias,strategy,driven