O Marketing é um elo entre empresas e clientes e procura criar uma ligação entre ambas as partes, gerando assim valor nos dois sentidos e consequentemente o lucro. O marketing procura as oportunidades de mercado que mais se adequam a uma determinada empresa e pretende satisfazer as necessidades dos consumidores da melhor forma, com vista à fidelização do cliente.
Atualmente vivemos numa era em que os clientes são sofisticados e na sua grande maioria, apenas procuram produtos/serviços de qualidade (maior valor percebido por parte do cliente). É nesta base que entra o Marketing e as suas funções, pois cabe a esta área estudar o mercado, saber exatamente quais são as necessidades dos seus clientes e desta forma fazer os esforços necessários para os satisfazer da melhor maneira possível.
O marketing é uma filosofia de gestão bastante abrangente e pode ser posta em prática em todas as vertentes de uma empresa. Desde a parte digital à parte comercial, tudo deve ter foco no cliente. Só assim poderemos fazer com que os clientes consigam perceber que os esforços desenvolvidos são feitos especialmente para eles, resultando num sentimento de apreciação e tendo por efeito um aumento de vendas e clientes fidelizados.
“Who should ultimately design the product? The customer, of course.”
Philip Kotler
Philip Kotler, pai do marketing, referiu que o design de um produto deve ser realizado pelos consumidores. Concluindo, uma empresa que não tenha como foco os seus clientes, arrisca-se a ficar para trás neste mundo empresarial.