Cultura Organizacional – O que é e quais os pontos importantes a reter.

É provável que já tenha ouvido falar que todas as empresas necessitam de criar uma boa cultura organizacional. No entanto, muitas pessoas não sabem ao certo o que é e qual a sua importância.

Mas, afinal o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional está diretamente ligada à combinação de propósitos, crenças e valores que influenciam o “clima” da empresa. Esta cultura da empresarial é importante para as organizações, uma vez que, guia e alinha os comportamentos dos funcionários no trabalho.

Os pontos importantes sobre a cultura organizacional a reter são:

  • A cultura organizacional é a essência das empresas,
  • Representa os hábitos e crenças estabelecidos na organização por meio de valores, expectativas, normas e atitudes,
  • A cultura empresarial precisa estar alinhada aos objetivos organizacionais, bem como a todos os colaboradores da Organização,
  • Evita conflitos;
  • Gera satisfação;
  • Maior Produtividade.

Sabe de que forma a entidade o atendimento ao cliente está relacionado com a cultura da empresa?

O foco no cliente também faz parte da cultura da empresa, pois para a empresa ter um bom modelo operacional centrado no cliente, deve ter uma cultura que esteja alinhada às necessidades deles.

Um ponto importante é o atendimento ao público. Existem diferentes tipos de contexto, ou seja, o atendimento pode ser pessoalmente, via telefone, via e-mail, redes sociais, entre outros. E, diferentes tipos de público, uma vez que, os clientes são todos diferentes, com necessidades diferente, o que implica que seja personalizado e adequado a cada segmento de cliente.

E porque é que o atendimento é tão importante?

O atendimento é importante para a empresa, uma vez que, a experiência do cliente e o seu grau de satisfação garantem a fidelidade do mesmo. É essencial para o sucesso de qualquer negócio, é uma forma de trabalhar com e para o cliente, acompanhá-lo desde a intenção da compra, no momento da compre e depois da compra.

No atendimento, a comunicação pode ser verbal ou não verbal. Basicamente, estamos perante uma comunicação verbal quando se expressam ideias, desejos, opiniões, crenças e valores e, pode ser escrita ou oral. Já a comunicação não verbal destaca-se por ser expressa através de gestos, postura, expressão facial, silêncio, vestuário, para além de ser enfatizada através de emoções e sentimentos.

Sabia que…

  • 70% da comunicação é não verbal, ou seja, por meio de gestos, expressão facial e corporal, imagens…
  • Ao transmitir informação: 7% da atenção fica nas palavras, 38% para a voz e 55% é expressão corporal

E da escuta ativa, já ouviu falar?

A escuta ativa é uma das ferramentas/ ingrediente mais importantes na comunicação e, é considerada uma técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe.

Parece óbvio que quem ouve, deva prestar atenção ao que é transmitido, mas, a verdade é que uma boa parte da informação de uma conversa não chega corretamente ou é mal interpretada pelo ouvinte. Isso acontece por excesso de informação, falta de concentração, stress ou por diversas outras razões.

Assim, podemos observar que a cultura organizacional é um tema de extrema importância, uma vez que é essencial para o desenvolvimento da atividade da empresa. Se ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo ou entre em contacto connosco através do nosso email [email protected].

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