Da minha janela para o mundo, quero vos dizer que sonhem em grande…
É fundamental acreditarem que tudo é possível. É? Porque é!…e sonhar pequeno dá mais ou menos o mesmo trabalho.
Acreditem…acreditem em vocês… acreditem que é possível…desafiem-se… não acreditem quando vos dizem que não é possível e tentem visualizar o vosso futuro, o vosso futuro da forma como vocês querem. Sintonizem-se com o universo, num estado vibracional, que vos permita alcançar tudo aquilo que desejam, tudo aquilo que merecem.
Em segundo lugar, ter em conta as pessoas que te rodeiam. Há um ditado que nos diz: “diz-me com quem andas dir-te-ei quem és”, pois acredito muito nisso! Foca-te em pessoas positivas, foca-te em pessoas criativas, exigentes, gratas, felizes. Não deixes que más influências de negatividade, de crítica destrutiva, de inveja…te prejudiquem no teu caminho. Elimina esses elementos da tua vida e foca-te naqueles que te trazem algo, algo de melhor.
Depois, dizer-te que não deves desperdiçar o teu talento. Encontra-o, ele está dentro de ti, e pratica-o. Dizem que precisamos de praticar dez mil horas, até sermos verdadeiramente bons. Por isso começa, começa hoje e começa sem medo, sem medo de falhar, sem medo das críticas. Foca-te em fazer, foca-te em fazer já, e lembra-te que viver é um privilégio, um privilégio gigante! A vida um dia termina e o arrependimento no final de uma vida, sobre aquilo que não fizemos, deve ser uma das sensações mais duras que existe. Por isso foca-te no teu talento e desenvolve-o… põe os teus phones, porque é uma boa forma de não ouvires os outros a criticar. É importante que nos lembremos que normalmente quem está em casa a ver netflix e a comer pipocas, gosta muito de criticar mas, normalmente pouco faz! Por isso, aproveita o teu dia, aproveita o teu tempo, não procrastines, começa já …e independentemente de não ser a altura perfeita – porque nunca será -, independentemente de achares que não tens dinheiro – porque nunca terás dinheiro suficiente para os teus sonhos-, independentemente de acreditares que será melhor ou para a semana, ou quando a tua tia fizer anos…por isso, não procrastines e sobretudo não adies os teus sonhos e o teu talento!
Depois dizer, ou dizer-vos, que existem quatro qualidades fundamentais a nível pessoal e a nível profissional.
Sê paciente! O tempo joga a teu favor! Ser paciente, é provavelmente, uma das qualidades mais fundamentais para conseguires aquilo que queres, para alcançares os teus sonhos. As coisas não acontecem de um dia para o outro. Muitos desistem pelo caminho! Mantem-te paciente, mantem-te persistente e persistentemente desafia-te, burila as tuas capacidades, procura mais conhecimento e estarás seguramente muito mais próximo de alcançar os teus objectivos.
Depois duas outras qualidades: ser grato e ser íntegro. Integridade é exatamente fazermos, exatamente, aquilo que tem de ser feito, independentemente das circunstâncias, independentemente de com quem estamos. Sê íntegro contigo mesmo, sê íntegro com as vinte e quatro horas do dia que tens. Aplica-as de forma disciplinada e inteligente e se juntares a isso a ética, então tudo jogará a teu favor. Obviamente irão perguntar: mas a ética nunca fez ninguém ganhar dinheiro? E é verdade! A ética não dá dinheiro por si só, mas a ausência de ética essa sim, já fez muitas ações descerem de valor, já fez muitas empresas fecharem e já fez muitas pessoas arrependerem-se. Por isso, paciência, gratidão, integridade e ética!
Para finalizar, dizer que, jogues para ganhar, dá tudo! JOGA, não tenhas medo de perder! Perder é incrível, perder é muito bom! Aprende-se muito mais quando perdemos, do que quando ganhamos. Perder, normalmente significa que tentamos. Eu já perdi muitas vezes e super feliz por isso! É duro? É…mas ultrapassas e é uma coisa que te faz dormir bem à noite, porque tentaste! Só perde quem tenta e só perde quem joga. Entra no jogo, dá o teu melhor e um dia a vitória vai aparecer. O sucesso não é só feito de vitórias, por isso as derrotas fazem parte do percurso. Quantas mais derrotas tiveres, maior será o teu sucesso. Não tenhas por isso, medo de falhar. Não adies qualquer tipo de ação, não aches que vais conseguir melhor porque estás em casa a reunir condições…Não! Este é o momento, e nós nunca sabemos quando é que este privilégio termina, portanto é mesmo este, o momento de fazer algo…não é amanhã! Provavelmente é já agora! E nunca te esqueças disso.
Este é um momento obviamente incontornável (nota: crise covid) Todos sabemos que é algo que marcará a história de cada um. Marcará seguramente a economia, nos próximos longos meses, mas há uma coisa que todos não podemos esquecer: crise é oportunidade – isto vem da etimologia grega – por isso aproveita!
Numa crise tens duas hipóteses, ou te escondes e te colocas debaixo dos lençóis ou então tentas perceber as oportunidades, que são muitas, e perceber como podes crescer. Todos nós decerto já ouvimos histórias, provavelmente dos nossos avós ou dos nossos pais, de tantas fortunas que foram acumuladas em períodos de crise. Esta é a altura de investir! Esta não é a altura de cortar investimento! Esta não é a altura de abrandar projetos! Esta não é a altura de adiar sonhos! Esta é a altura ideal para fazer tudo isso! Por isso, aproveita esta crise como uma oportunidade e faz exatamente o contrário do que toda a gente está a fazer. Provavelmente esta é uma forma, um truque, uma dica fácil…porque se toda a gente está a fazer, já estás num mercado vermelho, num mercado sobrecarregado. Procura o teu próprio mercado… procura o teu próprio espaço…procura a tua própria criatividade… o teu protótipo, a tua posição na empresa onde estás! Mas procura de modo diferenciado. Fá-lo de forma diferente. E, se o fizeres vais seguramente ser surpreendido, seja pela serendipidade – que é a possibilidade de encontrarmos soluções quando menos esperamos, porque estamos a tentar – ou simplesmente, porque encontraste uma forma efetiva de vingar na tua área de conhecimento, ou noutra.
E em último lugar, porque acredito que isto já está um pouco longo, dizer-te algo que para mim é fundamental; que é fundamental para a equipa que coordeno: diverte-te!…e isto é a sério, não é uma frase feita, diverte-te a sério! Sê feliz!…olha para o lado positivo e não olhes para o lado negativo (sempre!)