Dicas para trabalhar com o SEO
Já sabe como funciona o SEO? Neste artigo esclarecemos algumas questões sobre como funciona o SEO e complementamos com dicas essenciais para uma melhor otimização para os motores de busca.
Se pretende aparecer nos primeiros lugares no Google, e não sabe como poderá fazer, fale connosco através do nosso email [email protected].
Como funciona o SEO?
O SEO ou otimização para motores de busca, divide-se em duas vertentes distintas: on-page SEO e off-page SEO.
No primeiro caso estamos perante toda a otimização de SEO que é realizada dentro do website, que está relacionado com a estrutura do site e do conteúdo. No segundo caso, falamos da otimização de SEO que acontece fora do website, que está relacionada com link building, redes sociais, entre outros. O nosso foco será o on-page.
ON-PAGE
Os fatores on-page são todos aqueles que estão relacionados com as páginas do site da empresa. Como o próprio nome indica, são fatores dentro da página do site e, incluem os títulos, a hierarquia de conteúdo, entre outros. Esses fatores determinam a forma como os motores de pesquisa entendem o conteúdo do site, a sua relevância e semântica e, principalmente como são utilizados esses conteúdos. É importante ter em atenção os seguintes pontos:
- Título de páginas
É extremamente importante, sendo um dos fatores que influência o ranking com maior peso para o Google. Cada uma das páginas do site incluem um título principal que ajuda a determinar o assunto do conteúdo, mas principalmente a chamar atenção de quem realiza uma pesquisa num motor de busca como o Google.
Dicas para construir corretamente os títulos das páginas do site:
- Posicionar a sua palavra-chave o mais à esquerda possível (logo no início do título);
- Os títulos das páginas não deverão ter mais de 55-70 caracteres, incluindo espaços;
- Construir títulos relevantes e objetivos em relação tema do conteúdo;
- Utilizar uma tag de cabeçalho <H1> para o título principal de cada página.
- Metadescrição
A metadescrição também é um elemento importante, uma vez que, ajuda o utilizador a entender de forma resumida de que se trata o conteúdo. E, é uma boa oportunidade para utilizar novamente a palavra-chave e ajudar o Googlebot (robôs que rastreiam a internet à procura de novas páginas, sites, blogs, vídeos, etc), a entender o tema do artigo facilmente. Não é aconselhável repetir diversas vezes a mesma palavra-chave numa metadescrição.
Dicas a seguir:
- Utilizar a palavra-chave em qualquer posição da metadescrição, mas não poderá repetir;
- Não pode ultrapassar os 230 carateres, incluindo espaços;
- A metadescrição é um resumo daquilo que é abordado no conteúdo do artigo;
- Deve ser atrativa o suficiente para gerar interesse no utilizador quando ele realizar uma pesquisa no Google;
- É importante criar as próprias metadescrições.
- Endereços de URL amigáveis
Os endereços URL das páginas também são um elemento importante no que diz respeito ao SEO. Um robô de um motor de busca a conseguirá interpretar muito mais facilmente um URL amigável do que um URL não amigável. O próprio URL ajuda o utilizador a entender o tema do artigo e é também uma forma de posicionar os conteúdos para determinadas palavras-chave, ou seja, incluir essas palavras-chaves no URL.
Dicas a seguir:
- Utilizar a palavra-chave no URL do artigo;
- Utilizar, sempre que possível um URL curto e objetivo;
- Utilizar sempre hífens para separar as palavras;
- Relacionar o URL do artigo ao tema desse mesmo artigo;
- Não utilizar números no URL, uma vez que não ajudarão em nada,
- Não utilizar maiúsculas, underlines, números ou outros carateres especiais numa URL.
- Tags de cabeçalho
As tags de cabeçalho são também essenciais quando o assunto é SEO, uma vez que, elas não só permitem tornar a informação mais legível e organizada, como acima de tudo, auxiliam o robô do motor de buisca a entender secções de texto, cabeçalhos de parágrafo e, principalmente, a prioridade dos conteúdos, uma vez que, nem todos os conteúdos de uma determinada página têm o mesmo grau de relevância ou importância.
Dicas a seguir:
- O título do artigo ou página tem de utilizar sempre o tag cabeçalho H1. Uma página não pode ter mais do que uma tag H1;
- Os textos devem utilizar tags de cabeçalho H2 e H3, consoante a prioridade ou relevância dos conteúdos;
- Sempre que possível, utilizar a palavra-chave em foco no título H1 da página e num dos subtítulos H2;
- Os seus subtítulos H2 e H3 deverão conter palavras-chave relacionadas ou mais complexas.
- Utilização da palavra-chave
De uma forma genérica e apesar de cada motor de busca ter o seu próprio algoritmo, existem fatores que permitem aumentar o tráfego e qualidade de um determinado website, como por exemplo, o uso de palavras-chave relevantes para o público-alvo. O Google disponibiliza esta ferramenta gratuitamente, muito útil na otimização de conteúdos, que basicamente indica quais as palavras-chave que teve num determinado período.
O SEO é utilizado com o objetivo de aumentar o ranking atribuído pelo Google à página da organização/empresa para certas palavras-chave. Todo o conteúdo colocado na internet é otimizado de forma a melhorar a indexação do motor de busca do Google, levando a que a página da organização seja rapidamente indexada, surgindo na primeira posição de resultados sempre que um utilizador pesquisar o nome do software ou URL da página de Internet.
- Atributos de títulos e texto alternativo em imagens
Uma vez que, o robô do Google não consegue entender o conteúdo de uma imagem píxel e píxel, ele utiliza informações como o texto alternativo (All Text) e o título (Title) para perceber o que aquela imagem representa de verdade.
A utilização de imagens nos textos é feita:
- Como forma de tornar o conteúdo visualmente mais apelativo, facilitando a leitura e conferindo uma maior relevância a determinados temas do texto.
- Essas imagens são otimizadas com atributos de título e texto alternativos, de forma a permitir posicionar a palavra-chave também na otimização das suas imagens e gerar tráfego a partir de figuras no Google.
- Tempo de carregamento das páginas
O Google começou a dar uma importância considerável ao tempo de carregamento das páginas. O motor de busca certificou que uma boa experiência para o utilizador inclui um carregamento rápido do site da empresa e das páginas de conteúdo.
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