Um público personalizado trata-se de um público utilizado em anúncios patrocinados composto por utilizadores que já tiveram algum tipo de interação ou relação com o seu negócio.
Este artigo vai focar-se em mostrar-lhe de forma clara quais poderão ser as fontes de dados ou “origens” para criar públicos personalizados.
Estas fontes estão dividas em dois tipos: fontes próprias ou fontes do Facebook. A primeira distingue-se da segunda pelo facto de incluir todas as fontes que são da sua posse e nas quais os dados não são diretamente do Facebook.
Ora vejamos:
- Site
Através desta fonte e fazendo uso do píxel de Facebook é possível criar um público personalizado composto por utilizadores do seu site.
Esta fonte é extremamente flexível sendo possível incluir todos os utilizadores que visitaram o site ou utilizadores que visitaram um ou mais páginas específicas. Além disso, é possível filtrar utilizadores pelo tempo gasto no site ou em páginas específicas. Por último, é possível criar públicos com base em eventos como, por exemplo, adicionar ao carrinho, comprar, etc.
- Lista de Cliente
O Facebook permite carregar uma lista de clientes que interagiram com o negócio. Ao carregar esta lista de clientes é depois possível direcionar anúncios patrocinados para estes.
- Atividade na App
Através desta fonte é possível criar públicos de pessoas que por exemplo abriram a app, pessoas mais ativas, pelo montante de compra ou por segmento.
- Atividade Offline
Ideal para negócios que dependem muito do contacto físico. Através desta fonte é possível carregar uma lista das pessoas que visitaram a sua loja ou entraram em contacto por telefone e direcionar anúncios só para elas.
Partindo agora para as fontes do Facebook:
- Vídeo
Permite criar públicos que tiveram diferentes graus de interação com os vídeos da página de Facebook ou Instagram. Alguns exemplos: pessoas que viram pelo menos 10 segundos, pessoas que viram 75%, etc.
- Conta de Instagram
Esta fonte permite criar um público de pessoas que visitaram o perfil, interagiram com os posts ou anúncios.
- Formulário de Leads
Fonte que permite criar públicos de pessoas que abriram o formulário, não enviaram o formulário e abriram e enviaram o formulário.
- Eventos
Permite criar um público de pessoas com diferentes graus de interação com eventos da página de Facebook (pessoas com interesse, que vão ou interagiram, etc.).
- Experiência Instantânea
Público de pessoas que interagiram com experiências instantâneas no Facebook ou Instagram.
- Página de Facebook
Permite criar um público de pessoas que visitaram a página de Facebook, interagiram com algum post ou anúncio, clicaram em algum botão de apelo à ação ou guardaram a página ou publicação.
- Compras
Pessoas que tiveram diferentes interações na loja de Facebook ou Instagram. Por exemplo: visualizaram produtos, guardaram produtos, viram a loja ou coleção e iniciaram checkout ou pagamento.
Com esta grande variedade de opções será possível segmentar o público alvo de forma eficaz, adaptando por sua vez a mensagem e comunicando de forma cirúrgica.