O Horizonte 2020 surge da necessidade da União Europeia de se tornar um polo de excelência ao nível da Inovação Tecnológica e Científica. Também procura responder a desafios societais que afetam a União Europeia como um todo. Os desafios apresentam-se como umas das prioridades da UE angariando 39% do orçamento total do programa. http://www.gppq.fct.pt/h2020/
Atualmente existem 7 desafios societais, sendo estes:
- Saúde, Alterações Demográficas e Bem-Estar
Este Desafio incidirá sobre a manutenção e a promoção da saúde durante todo o nosso percurso de vida e sobre a prevenção de doenças, sobre a melhoria da nossa capacidade para a cura, o tratamento e a gestão da doença e da deficiência, o apoio ao envelhecimento ativo e a contribuição para a realização de um setor de cuidados de saúde sustentável e eficiente.
- Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia
Neste contexto, o Desafio Societal 2 tem como principal objetivo garantir um abastecimento suficiente de alimentos seguros e de alta qualidade e de outros produtos de base biológica através do desenvolvimento de sistemas de produção primária produtivos e eficientes na utilização dos recursos e a promoção dos serviços ecossistémicos conexos, juntamente com cadeias de abastecimento competitivas e hipo carbónicas, tendo em vista acelerar a transição para uma bioeconomia europeia sustentável.
- Energia Segura, Não Poluente e Eficiente
O objetivo é a produção de serviços e tecnologias energéticas eficientes, que possam ser largamente aceites pelos mercados europeu e internacional, e a criação de sistemas inteligentes de gestão da procura com base num mercado da energia aberto e transparente e de gestão da eficiência energética.
- Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados
Este tem como objetivo, criar um sistema europeu de transportes eficiente em termos de utilização de recursos, respeitador do ambiente, seguro e sem descontinuidades para benefício dos cidadãos, da economia e da sociedade é uma dos objetivos chave.
- Ação Climática, Ambiente, Eficiência de Recursos e Matérias-Primas
A gestão sustentável do ambiente e dos seus recursos assenta na investigação multidisciplinar e integrada, de modo a melhorar o conhecimento das interações complexas entre clima, biosfera, ecossistemas, matérias-primas, observação da terra e atividades humanas. Esta abordagem permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias, ferramentas, metodologias e serviços ambientais potenciando a interação com o mercado e a sua potencial comercialização, contribuindo assim para o impacto económico, social e ambiental.
- Europa num Mundo em Mudança – Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas
O objetivo deste desafio é promover um melhor entendimento da Europa, providenciar soluções e apoiar sociedades Europeias reflexivas, inovadoras e inclusivas no contexto de transformações sem precedentes e crescentes interdependências globais.
- Sociedades Seguras – Proteção, Liberdade e Segurança da Europa e Seus Cidadãos
Para antecipar, prevenir e gerir essas ameaças, é necessário desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, soluções, ferramentas de previsão e conhecimento, estimular a cooperação entre fornecedores e utilizadores, encontrar soluções de segurança civil, melhorar a competitividade da segurança europeia, indústria e serviços, incluindo as ICT, prevenir e combater o abuso de privacidade e violações dos direitos humanos na Internet, e não só, assegurando aos cidadãos europeus os seus direitos individuais e de liberdade.
É de notar a grande abrangência de temas que os Desafios Societais abarcam. No entanto, o foco derradeiro é só um: inovação.
Conheça outros programas do Horizonte 2020 como o Fast Track to Innovation e Instrumento PME
Rafael Silva
Consultor Estratégico | Fundos P2020