fbpx
  • Quem somos
  • Serviços
  • Equipa
  • Blog
  • Contactos
Outglocal Consultora Consultoria estratégica Consultores aveiro
  • Quem somos
  • Serviços
  • Equipa
  • Blog
  • Contactos
Outglocal Consultora Consultoria estratégica Consultores aveiro
Outglocal Consultora Consultoria estratégica Consultores aveiro

O Neuromarketing by Márcia Cardoso

Novembro 8, 2019
-
Artigo de opinião
-
Sem comentários
-
Postado por outglocal

Há cerca de 2 anos, participei num evento que ocorre todos os anos na Coimbra Business School, o Marketing Move, organizado pela Comissão de Curso de Marketing e Negócios Internacionais. Um dos painéis que foram abordados nesta conferência foi precisamente o Neuromarketing, conceito que não conhecia até à data, mas que me chamou bastante à atenção, e neste artigo, decidi focar-me neste tema.

O constante aumento da competitividade no mercado global, da exigência dos consumidores da globalização dos mercados e da evolução súbita das tecnologias de informação criaram inúmeros impactos nos diferentes setores económicos da sociedade.

Por sua vez, vender é um processo cada vez mais complexo e rigoroso. Os consumidores estão mais informados e detêm duma maior resistência às técnicas de marketing tradicionais, a concorrência é cada vez mais experiente e eficiente e os ciclos de venda têm tendência a prolongar-se.

Após a experimentação de todas as técnicas convencionais, incluindo a previsão da eficácia de campanhas publicitárias, Morin & Renvoisé (2009) focaram-se nas emoções: como os consumidores processam as mensagens, a compreensão e a modelagem de respostas cognitivas. Estudos apontam que cerca de 95% dos pensamentos, emoções, aprendizagens e sentimentos que levam à tomada de decisões ocorrem na mente inconsciente. 

Para se expor ao tema das emoções e a sua consequente influência no consumo, é fulcral considerar a neurociência, o estudo do cérebro, que aponta para a comunicação direta com o cérebro dos consumidores. Isto aumenta a eficácia da comunicação e das forças comerciais de uma marca, que irá fortificar a notoriedade, aumentar o mediatismo e maximizar a probabilidade de venda de um produto ou ideia.

Foram os avanços ocorridos no campo da neurociência durante os anos 90, a “década do cérebro”, que deram inicio a uma nova era, o neuromarketing. Estuda a essência do comportamento do consumidor e tem como principais objetivos entender como o consumidor toma as decisões de compra a nível neurológico, perceber como o cérebro do consumidor reage a determinados estímulos, analisar estas reações e adequar a abordagem e comunicação e criar um ambiente de marca onde os consumidores se sintam envolvidos num nível multi-sensorial muito superior.

Hoje em dia, são muitas as marcas que recorrem a este tipo de marketing, como a Hyundai, usando um eletroencefalograma para avaliar o protótipo de um automóvel, em que o aparelho mediu as atividades cerebrais de cada participante em resposta a diferentes características do protótipo. Assim foi-lhes facilitado a identificação de situações e estímulos mais prováveis de levar o cliente a fechar o negócio.

Outro serviço bastante conhecido é o Netflix, que recorre também ao neuromarketing, oferecendo um teste gratuito e, em troca, obtem a assinatura por parte do cliente.

Segue-nos e partilha nas redes sociais:
Facebook
Facebook
fb-share-icon
Instagram
LinkedIn
Share
Twitter
Visit Us
Follow Me
Tweet
Email
← POST ANTERIOR
Workshop Design Thinking
POST SEGUINTE →
Internacionalizar para conhecer, aprender e crescer by Vânia Lufilakio
CATEGORIAS
  • Artigo de opinião
  • Consultoria Estratégica
  • i.content
  • Marketing Digital
  • Notícias
  • Sistemas de incentivo
  • Workshops
SoundCloud Outglocal Playlist

Spotify

Deixe um comentário

O seu feedback é valioso para nós. O seu email não será publicado.
Cancel Reply

Aguarde por favor...
Submeter comentário

Notícias relacionadas

Outros posts que você não deverá perder
Outglocal Consultora Consultoria estratégica Consultores aveiro

Estagiar na Outglocal Consulting

Agosto 27, 2019
-
Artigo de opinião

Experiência relatada pela Tatiana Plata A minha primeira experiência com a equipa da Outglocal deu-se na entrevista realizada no instituto de formação, onde admito que estava um …

Continuar a ler →
Postado por outglocal
1 MIN READ
Outglocal Consultora Consultoria estratégica Consultores aveiro workshop desing thinking

Retiros estratégicos

Novembro 15, 2019
-
Artigo de opinião

O sucesso de um negócio a médio e longo prazos, depende em grande parte da capacidade do empresário em PENSAR estrategicamente o seu negócio. No dia a …

Continuar a ler →
Postado por outglocal
1 MIN READ

Telemedicina – O futuro da medicina (Maria Borges)

Agosto 26, 2019
-
Artigo de opinião

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a telemedicina consiste na prestação de cuidados de saúde por profissionais, onde a distância é um fator crítico, através da utilização de tecnologias de …

Continuar a ler →
Postado por outglocal
2 MIN READ
Contactos

Morada: Rua de José Luciano de Castro 34-A, 3800-203 Esgueira

Contacto: 234 047 945

Email: [email protected]

Notícias
  • Janeiro 15, 2021
    Remarketing Sequencial: o que é e como aplicar
  • Janeiro 8, 2021
    Jornada do Cliente no Marketing Digital
  • Dezembro 3, 2020
    Apoio Ativar.pt | Estágios IEFP
Livro de Reclamações
Outglocal Consultora Consultoria estratégica Consultores aveiro
Redes Sociais
Links úteis

Política de Privacidade

© 2019 by outglocal

O Neuromarketing by Márcia Cardoso - outdo. outstand. outglocal

Gostaste do nosso artigo? Partilha-o!

  • Facebook
    Facebook
    fb-share-icon
  • Instagram
  • LinkedIn
    Share
  • Twitter
    Visit Us
    Follow Me
    Tweet
  • Email