É comum dizerem-me que, numa fase de entrevistas, para um qualquer posto na outglocal, escolho (quase) sempre as pessoas mais estranhas; menos óbvias.
Seguramente já entrevistei mais de duas centenas de candidatos em toda a minha carreira e acho que nunca deixei de perguntar a data de nascimento, se têm irmãos (e em caso afirmativo, se são o mais novo, o mais velho ou o do meio). Gosto de saber a música que ouvem, os livros que têm (ou não têm) na mesinha de cabeceira e a primeira aplicação que abrem no telemóvel quando acordam.
Gosto de tentar perceber se existem pontos fora da curva estatística; pontos fora do statuos-quo.
Pura intuição.
Por vezes encontro.
Não gosto da expressão softskills; prefiro super poderes. Aqueles que todos temos de forma diferenciada. E que nos fazem verdadeiramente diferentes.
O verdadeiro desafio não é ponderar a média da faculdade. Esse é um puro cálculo aritmético. A magia reside em encontrar a paixão intrínseca de cada um; aquilo que faz os olhos brilharem.
A nossa logomarca apresenta um ponto fora da curva.
Pura coincidência esta, que percebi hoje.
Mas se existe algo que não é fruto do acaso é a sensação de que a outglocal é um outlier: só assim pode ser uma empresa que no seu percurso sempre se constituiu com muitos elementos que se destacam por pormenores inevidentes.
Existe uma expressão popular que diz muito sobre isto: perante uma qualquer tarefa potencialmente “menos fácil”, é comum dizerem-nos que “não é preciso tirar um curso de engenharia…”.
E é verdade.
Tal como para se ser fabuloso no marketing digital não é preciso tirar um curso de marketing; nem para se elaborar um plano de negócios brilhante não é preciso um curso de gestão.
Ajuda mas não chega.
Basta querer.
É comum ouvir potenciais clientes dizerem-me que não conseguem arranjar dinheiro para implementarem um ideia genial.
A minha reposta é sempre a mesma: se a ideia é verdadeiramente genial o dinheiro nunca será problema. Porque a maior dificuldade de uma ideia nunca é o dinheiro mas sim a verdadeira genialidade.
As ideias geniais, destacam-se de todas as outras; são o ponto fora da curva.
E as pessoas geniais são como as ideias. Se forem efectivamente prodigiosas, ninguém se importará se têm apenas o 12º ano. Não será esse o problema.
É muito fácil vivermos na curva estatística: tranquilos, encobertos pela generalidade socialmente expectável.
Fazer mais do mesmo.
Na outglocal não queremos ser melhores nem piores.
A única coisa que gostamos de ser é dispares, desconformes, discrepantes. Distintos.
Diferenciados.
Só desta forma alcançaremos resultados diferentes: os nossos, e os dos nossos clientes.
Outdo. Outstand. Outglocal