O Alquimista.
Vou começar a ler o livro “O Alquimista”. A pessoa que me disse que ninguém deveria passar por esta vida sem ler este livro, merece-me o tempo que vou despender nele.
Ainda antes de o começar a ler, já acredito no que diz a contra-capa do livro:
Começa por isso bem.
Eu acredito. Mas acrescentaria uma palavra á frase: Quando alguém quer verdadeiramente alguma coisa, todo o universo conspira a favor. Porque quando o é – verdadeiramente – tenho dúvidas zero de que funciona; só acredito que é verdade!
Não apenas acredito, como já fui receptor desse privilégio do universo. Bastas vezes. Aprendi isso no livro “Pense e Enriqueça”do Napoleon Hill; tem já 12 anos. Li e reli. Aliás, durante algum tempo li esse livro pelo menos uma vez por ano. Chamava-lhe a minha “Bíblia”. Aprendi no Pense e Enriqueça a SONHAR sobre prosperidade e abundância. Mais do que a sonhar, aprendi a não ter medo de o fazer. Sem ambição desmedida.
Também aprendi o poder da visualização. E esse poder, o da visualização, nunca mais me largou. Ou eu a ele…
Funciona. E funciona de uma forma assustadora; mas aquele assustador em bom! E para quereres algo verdadeiramente precisas de ter paixão. Porque querer, todos querem. No meu percurso como empreendedor tem-me sido cada vez mais claro isso: ou somos verdadeiramente apaixonados por aquilo que fazemos ou a nossa melhor versão nunca virá ao de cima.
Estou curioso por isso com o livro “O Alquimista”. Nunca pensei ler Paulo Coelho. Mas chegou o dia.
Eu, nesta altura, posso apenas dizer: Nenhum empresário deveria passar por esta vida sem ler o “Pense e Enriqueça”. Será indubitavelmente merecedor do tempo

Começa
Começa por fazer uma flexão.
Começa por beber um copo de água.
Começa por pagar uma dídiva.
Começa por ler uma página.
Começa por fazer uma venda.
Começa por eliminar um contacto antigo.
Começa por andar uma volta.
Começa por ires a um evento.
Começa por escreveres um parágrafo.
Começa por onde quiseres.
Mas começa hoje.
E repete amanhã.
Minimalismo para viver uma vida ao máximo.
Consegues destralhar 1 objecto por dia?
Mudar 3 vezes de casa em 3 anos fez-me perceber que guardo demasiadas coisas na minha vida. Sobretudo muitas coisas que não interessam. Percebi isso quando tive de carregar coisas de um lado para o outro que não fazem qualquer sentido. Tralha, na verdade.
Eu ainda não sei se consigo viver uma vida minimalista, mas estou a tentar. O sentimento tem sido poderoso. Ser minimalista não significa abdicar de termos coisas boas. Pelo contrário. Se é para ter pouco mais vale ter bom. Mas sim, não preciso de carregar na minha vida tanta coisa que se revela inútil e “pesada”.
Uma caneta usada que nunca irei recarregar, um velho bloco de apontamentos que guardo há mais de 5 anos, aquela peça de roupa de afinal nunca uso. Uma das melhores formas de destralhar é não comprar aquilo que já temos:
Ganhei paixão pelo minimalismo. Espero que não seja apenas uma fase; e a ser uma fase espero que dure. Mais do que tudo espero que seja uma nova forma de vida. Não vou querer comprar mais livros quando tantos tenho ainda para ler. Não vou comprar mais sacos reutilizáveis porque percebi que tenho dezenas guardados na dispensa que nunca reutilizei. Não vou comprar mais canetas enquanto não gastar as que recebo em forma de merchandising. Vou pensar cada peça de roupa nova; porque uma t-shirt antiga pode ter uma nova vida, e além de minimalistas ficamos muito mais sustentáveis.
Durante 3 meses propus-me a isso: a destralhar 1 objecto lá em casa todos os dias. Á medida que me vou desfazendo de ”coisas”, vou ganhando cada vez mais noção daquilo que tenho e tudo fica mais leve. Só fica o que verdadeiramente interessa.
E na vida só faz mesmo sentido guardar aquilo que verdadeiramente nos interessa. Tudo o resto é ruído que em nada nos acrescenta. Pessoas então, têm mesmo de ser merecedoras do nosso tempo. Não quero guardar pessoas na minha vida que não me acrescentam, nem me fazem crescer. Já tenho tão pouco tempo para me dedicar ás pessoas que adoro, que usar esse bem precioso com as demais, torna-se demasiado caro. E ainda ficamos com um bónus: de forma natural existem pessoas tóxicas que acabam por desaparecer. Porque também existem pessoas que se podem tornar pesadas, ou que pelo menos te sugam energia e que te fazem ficar mais cansado.
Acredito que tudo isto começou nas tais mudanças de casa que referi. Mas o meu momento eureka surgiu na minha viagem a Santiago de Compostela. Quando tens de escolher criteriosamente aquilo que queres carregar ás costas numa viagem a pé, algo em ti faz-te perceber que na verdade pouco precisas. Mega sensação de libertação! A sensação de libertar-me de peso ao longo do caminho foi incrível. Hoje se repetisse a aventura levaria muito menos coisas.
Porque preciso de muito pouco para atingir os meus objectivos e para ser feliz.

Momento Crypto
A minha exchange favorita é a Crypto.com
Abri conta em dezembro dew 2019 e em menos de um ano, os tokens CRO da minha carteira valorizaram 1000%.
Os fundamentais estavam lá desde o início, a plataforma é incrivelmente user friendly e tem a App, a Defi, e a Exchange.
O recebimento dos staking rewards é incrível (pode ser feito no CryptoEarn) e o cartão de crédito tem benefícios extraordinários (3% cashback em todas as compras e com utilização no daily life normalíssimo). Por isso já estou hjá algum tempo em processo de unbanking.
Raras vezes tenho hoje dinheiro nos bolsos, e sou cada vez mais sensível a qualquer céntimo que gasto numa normal transação bancária. Para quê? Hoje por hoje já não faz sentido e muito em breve as transações financeiras na rede blockchain serão uma commoditie.
O projecto da CRO permite ainda, num dos packs de entrada, beneficiar de 100% cashbak (que recebo em tokens CRO) no total do valor mensal das assinaturas de Netflix e Spotify + 10% de rewards adicionais pelo stake da carteira de CRO’s.
O verdadeiro poder dos juros compostos. E a verdadeira confirmação do poder do Hodling e do Staking.
O modelo da Crypto.com assemelha-se mais a um banco de criptomoedas do que a uma plataforma de negociação de moedas virtuais.
Muitas das vantagens e benefícios são baseados na moeda CRO, que é o token nativo da corrente Crypto.org. Foi criada para construir uma rede de projetos de criptomoedas e desenvolver a capacidade dos comerciantes de aceitarem as criptomoedas como forma de pagamento.

Momento Estratégico
O desenvolvimento de habilidades de pensamento estratégico é importante, mas muitos não percebem o quão crítico é para qualquer consultora mostrar essas skills aos líderes de uma qualquer organização.
Mostrar habilidades de pensamento estratégico mostra que somos capazes de pensar por nós mesmos e tomar decisões que posicionam a organização para o futuro.
O desenvolvimento de grandes habilidades de pensamento estratégico exige que nos exponhamos a papéis estratégicos, sintetizemos informações transversais, participemos de uma cultura de curiosidade e recolhamos experiências que permitam identificar padrões e conectar os pontos de forma inovadora.
Demonstrar pensamento estratégico exige que sejamos simultaneamente um gestor, um profissional de marketing, um vendedor e um agente de mudança.A estratégia exige paixão, ética, confiança e sobretudo coragem de desafiar o status-quo.
A estratégia faz as empresas ganharem mais dinheiro.

Som da semana:
the morning after (NTO)
desta vez opto por não partilhar o link do spotify.
dizem as boas práticas do marketing digital que não deveremos ter pontos de fuga numa qualquer publicação. Mas confesso que merece a pena ir atrás. É um somzão.
Esta é a segunda edição de uma newsletter semanal. Propus-me a fazer durante 21 semanas.
Dizem que após isso se tornará um hábito. Vamos ver