Os benefícios do SEO para as organizações e para os sites

Já ouviu falar de SEO – https://outglocal.pt/seo-o-que-e-e-como-ajuda-o-seu-website-a-obter-resultados/)? Resumidamente consiste num conjunto de técnicas e estratégias de otimização de sites e blogs que visam tornar os projetos mais facilmente entendidos pelos robôs dos motores de busca e, que geram um melhor posicionamento das páginas nos resultados orgânicos de pesquisas.

Afinal, quais os benefícios do SEO para as organizações e para os sites?

Existem inúmeras vantagens ao trabalhar com uma estratégia SEO, sendo que a grande vantagem do SEO é claramente a melhoria do posicionamento nos resultados orgânicos da pesquisa, o que faz com que o site ou blog receba mais tráfego orgânico a partir das pesquisas realizadas no Google ou em outros motores do género. Como consequência será possível gerar mais leads e vendas.

Estas são as 5 principais vantagens do SEO:

1 – Mais tráfego para o site: Um maior tráfego orgânico significa, na grande maioria das vezes, a geração de mais leads, a obtenção de mais clientes e/ou o aumento da faturação através da monitorização dos conteúdos com publicidade. O que significa que, a partir de um trabalho de SEO, é possível aumentar consideravelmente as vendas da empresa, o número de páginas visualizadas do site da empresa ou o número de leads capturados, entre outros benefícios. E, o melhor de tudo é que o tráfego orgânico, que é gerado de forma gratuita.

2 – Tráfego qualificado: Para além de gerar mais tráfego, o SEO gera mais tráfego qualificado, uma vez que, que o usuário só faz uma pesquisa no Google quando está interessado em encontrar algo. E se a empresa tiver a resposta ao que ele procura, é mais provável que se torne cliente.

3 – Aumento da autoridade da marca: O SEO engloba inúmeras possibilidades, as duas mais conhecidas são – o orgânico e o pago. Assim, quando uma página aparece nos primeiros resultados orgânicos, é sinal de que o conteúdo é relevante, informativo e que a marca é uma “autoridade” no assunto.

4 – Melhora a taxa de conversão: Os sites otimizados para SEO são mais rápidos e fáceis de ler e pesquisar e, por isso, são mais fáceis de captar e reter mais usuários.

5 – Retorno contínuo e a longo prazo: é importante entender e ter a consciência que uma estratégia SEO só produzirá efeitos a médio ou longo prazo, à medida que o seu site e as suas páginas forem ganhando uma maior autoridade e relevância no entendimento do Google. Em média, uma boa estratégia de SEO produz resultados entre os seis e os doze meses, o que significa que, se começar hoje, provavelmente os seus resultados começarão a melhorar de forma considerável daqui a meio ano. Poderá contar connosco para começar a ter resultados o mais rapidamente possível.

Ainda existem muitas pessoas que confundem esta estratégia de resultados orgânico e os links patrocinados, neste sentido, entender a sua diferença é fundamental. Abaixo damos dicas que facilitam a distinção entre os dois.

Qual a diferença entre SEO e links patrocinado?

Como mencionado anteriormente, é importante a diferença entre SEO e links patrocinado, uma vez que, no caso dos links patrocinados, as empresas que anunciam para essas pesquisas através do Google Ads, pagam para aparecer associadas a esses resultados, enquanto os resultados orgânicos não estão a pagar absolutamente nada.

No que diz respeito aos anúncios patrocinados, quando se anuncia no Google Ads, na realidade só se paga por cada clique, sendo que, se o utilizador não clicar, o anunciante não terá de despender nada. As principais plataformas de links patrocinados são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Bing Ads

Das plataformas citadas acima, o Google AdWords é o mais popular e consolidado.

Já os resultados orgânicos, refere-se aos resultados gerados pela pessoa que está a pesquisar, através das pesquisas feitas de modo que os links que aparecem não estejam relacionados a algum tipo de pagamento para o Google.

Os resultados são gerados conforme a relação do conteúdo disponibilizado no site. É feita a leitura do site pelo algoritmo de pesquisa, que identifica os sites mais qualificados para estarem entre as primeiras posições.

Saiba mais como aumentar os seus resultados através desta estratégia. Conheça os nossos serviços e fale connosco!

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