Em diferentes canais, (como o Facebook Ads e Google Ads) é possível aplicar uma estratégia conhecida como remarketing sequencial.
O remarketing sequencial é uma estratégia de paid media usada no marketing digital e está orientada para anunciantes com um ciclo de venda mais longo ou então quando o processo de compra é mais complexo.
De forma visual está estratégia traduz-se numa pirâmide invertida onde em cada etapa comunicamos para um público cada vez menor, mais segmentado e com maior interesse naquilo que temos para vender.
Esta estratégia está dependente do uso sequencial e consecutivo de remarketing nas diferentes etapas e o conhecimento detalhado da etapa da jornada do cliente. Em todas as etapas o foco é converter pessoas interessadas em compradores.
Vamos agora partir para um exemplo prático:
A empresa XPTO vende formações executivas para empresários de topo. O curso tem um custo de 5.000€ e a duração de uma semana. Esta é já a 3ª edição e o feedback recebido tem sido muito positivo.
- 1ª fase do funil:
- Anúncio de vídeo no Facebook Ads com mensagem comercial forte
- Vamos comunicar com um público vasto (com uma segmentação já validada e com provas dadas em campanhas anteriores)
- 2ª fase do funil:
- Remarketing para as pessoas que viram o nosso vídeo (usando, por exemplo, thruplay)
- Anúncio de carrossel informando o nosso público dos benefícios da formação executiva (exemplos práticos de competências a ganhar, …)
- 3ª fase do funil:
- Remarketing para pessoas que interagiram com o carrossel
- Anúncio de imagem com testemunhos das versões anteriores
Este funil de remarketing sequencial tem 3 etapas. Em cada uma destas etapas o foco será converter clientes. Se no final de cada uma das fases não houver resultados então podemos tranquilamente assumir que a pessoa não está interessada.