Estudo de mercado tendo em conta a Identidade Digital

Num mundo globalmente conectado, a identidade visual é vista como um elemento importante de comunicação e de consolidação das empresas. A identidade visual é a representação gráfica que traduz a empresa ou serviço em forma de logotipo e ícones e, constrói uma imagem sólida do que a empresa oferece.

Para criar uma identidade digital é necessário ter em conta diversos pontos, mas primeiramente deve ser feito uma análise de mercado, de forma a tornar claro o conceito da marca.

Já pensou em começar um estudo de mercado? Sabe quais as questões a ter em conta?      

A análise de mercado permite à empresa posicionar melhor os seus produtos e serviços, que consiste num fator fundamental para o sucesso. Para dar início à análise do mercado é necessário responder a algumas perguntas, tais como:

  • Quais são as necessidades dos clientes?
  • Quais são as expectativas dos clientes a respeito da empresa?
  • O que os concorrentes vendem?
  • Qual é o nicho de mercado?

Agende a sua reunião connosco e ajudaremos a responder a estas questões, de forma a potenciar o seu negócio!

Também é necessário ter em atenção às questões relacionadas com os consumidores para poder definir o perfil.

As questões essenciais a colocar para definir o perfil dos consumidores são:

  • Onde vive o consumidor?
  • Quantos anos tem?
  • Para quê é que compra esse produto?
  • Como o utiliza?
  • Quanto ganha?
  • Qual o sexo?

Só assim é possível definir de forma aprofundada o perfil do consumidor. É igualmente importante conhecer quem comprará o produto, como investigar quem são os potenciais fornecedores e como eles trabalham. Permite que a empresa conheça as novas opções de materiais e comprar preços praticados e a qualidade dos produtos oferecidos, bem como identificar possíveis parceiros.

Análise da concorrência:

Em relação aos concorrentes, estar um passo à frente deles também é importante e, para isso, é essencial fazer uma análise um pouco aprofundada da concorrência. A concorrência divide-se em concorrência direta e indireta.

A concorrência direta ocorre quando uma empresa oferece produtos iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado, do mesmo ramo. Já a concorrência indireta acontece quando a atividade pode ser identificada com base em ofertas de produtos semelhantes à outra empresa. O objetivo é conquistar o mesmo perfil de consumidor.

Posicionamento da marca

Corresponde ao lugar que a empresa quer ocupar no coração e na mente do seu público-alvo. Basicamente, corresponde à união entre segmentação e diferenciação. Constituí algumas vantagens:

  • Maior reconhecimento e visibilidade das vendas
  • Autoridade no mercado
  • Credibilidade e melhor imagem em relação aos competidores diretos

Mensagem de marca

A mensagem de marca é aquilo que a empresa “entrega” ao público. E deve responder a três perguntas:

  1. Porque é que o público deve dar importância? 

Deve ser relevante e valiosa e, por isso, é fundamental ser original e fornecer conteúdo de qualidade.

  1. O que estamos a oferecer? 

É necessário ser criativo e pensar no melhor formato e tipo de conteúdo que leads desejariam consumir e até compartilhar – sugestões: ebook, webinar, entre outros.

  1. Qual é o call to action?

Após ou antes de consumir o conteúdo, o seu lead deve tomar uma ação, que poderá ser através do preenchimento de um formulário, baixar algo e, inscrever-se numa landing page ou newsletter, etc…

Já pensou qual o motivo de termos sensações quando vemos diferentes cores? E que cada cor transmite uma mensagem diferente?

Cada cor, cada tom, leva às pessoas a terem uma perceção, por mais subtil que ela seja. As cores são fundamentais para o design, uma vez que, tem um impacto significativo na mente e podem mudar a maneira como as pessoas se sentem em relação aos produtos e experiências.

A cor é muito dependente das experiências pessoais para ser universalmente traduzida em sentimentos específicos. Existem padrões mais amplos de mensagens que podem ser encontrados nas perceções de cores. Confira abaixo a relação de cada cor e as suas perceções:

  • Azul – é uma cor que transmite tranquilidade, serenidade, frio, harmonia, lealdade
  • Rosa – é a cor do romantismo, ternura, ingenuidade, satisfação
  • Vermelho – transmite paixão, energia, excitação, força, poder, desejo
  • Laranja – é a cor da alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso, humor, equilíbrio, calor 
  • Castanho – transmite mais serenidade, integridade, confiabilidade, terra
  • Cinzento – cor que transmite mais neutralidade e estabilidade, conservador, moderno
  • Branco – é a cor da paz, pureza e limpeza, respeito, mesura, proteção
  • Preto – transmite respeito, isolamento, medo, solidão, sofisticação
  • Amarelo – atribuíram as caraterísticas da sabedoria, conhecimento, relaxamento, imaginação, alegria
  • Verde – é a cor que transmite cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência

É fundamental ter em mente estas caraterísticas, pois as cores escolhidas não devem ser as “nossas” cores favoritas, mas sim aquelas que vão atrair o cliente certo e transmitir a mensagem da marca.

Poderá contar connosco para todo o processo, auxiliaremos na recolha de informação para o estudo de mercado, bem como o posicionamento e a mensagem que a marca quererá transmitir. E, ainda escolher a melhor tonalidade que traduzirá tudo aquilo que a marca representa.

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