O SEO é um termo bastante comum no marketing digital. É muito provável que já tenha ouvido falar deste termo ou na otimização para motores de busca. No entanto, existem muitas pessoas que diariamente se questionam sobre o que é SEO e quais as suas funcionalidades.
O que é o SEO?
É a sigla em inglês para Search Engine Optimization, a otimização para motores (mecanismos) de busca, ou simplesmente, otimização de sites. É um conjunto de boas práticas que torna um site “amigável” para sistemas como o Google, e que facilita o trabalho dos utilizadores no processo de leitura e categorização dos sites na web.
Desde a metade dos anos 90 já se falava sobre esta técnica, mas os mecanismos não encontravam o site automaticamente pela rede. Quando uma pessoa criava uma nova página, era necessário enviar um link para o sistema para que ele colocasse a URL dentro da biblioteca de resultados. Hoje em dia, é muito mais fácil ser encontrado pelos mecanismos de busca. Tem-se revelado uma estratégia muito importante para quem pretende ter um site mais apelativo, com muitas visitas e mais tráfego de forma orgânica (sem ser paga).
Esta técnica ajuda que o site fique em primeiro lugar nos resultados obtidos nos motores de pesquisa, mas nem tudo é o que parece. Apesar de ser uma técnica muito útil, o SEO é uma técnica complexa que merece ser estudada com atenção, uma vez que, tem evoluído significativamente nestes últimos anos.
Um site bem classificado nos motores de pesquisa garante uma melhor visualização pelos utilizadores finais e um maior número de acessos por parte dos mesmos, o que em grande parte dos casos traz um aumento de ganhos com serviços oferecidos, como por exemplo a publicidade.
Deixe os seus dados abaixo para agendar uma reunião e perceber como poderemos aplicar a estratégia de SEO na sua empresa.
O que faz a iniciativa SEO de um site “dar certo” e atingir os resultados?
É fundamental entender como funciona a otimização para motores de pesquisa, poderá fazer uma diferença muito grande no impacto e nos resultados dos conteúdos divulgados. Como exemplo, temos o motor de pesquisa Google.
É importante ter conhecimentos de SEO e entender a estruturação HTML para evitar erros desnecessários e/ou escrever conteúdos sobre temas que ninguém lê ou que não geram tráfego, simplesmente porque não são encontrados facilmente numa pesquisa realizada no Google.
Depois disso é importante que os seus conteúdos estejam devidamente otimizados, de forma que o robô de rastreio Google (ou de qualquer outro motor de pesquisa) entenda o seu conteúdo, qual a hierarquia e importância deste e, principalmente qual a palavra-chave que define a sua peça.
O Google não se preocupa se um determinado conteúdo é melhor ou pior do que outro. Não compete ao Google fazer essa análise, mas sim a relevância daquele conteúdo para a pesquisa que o utilizador está a realizar.
Quando se escreve alguma coisa no browser, o Google procura a melhor resposta possível para esclarecer a dúvida. Não é necessariamente o “melhor” conteúdo que aparece à frente, uma vez que o significado de “melhor” é subjetivo. Se esse conteúdo responder às dúvidas do utilizador e esclarecer em relação a esse tema, então esse conteúdo é mais relevante do que qualquer outro.
Ficou curioso e pretende ter melhores resultados no website? Visite o nosso website e veja o que poderemos fazer pelo seu negócio! Ou contacte-nos através do nosso email info@outglocal.pt.
[contact-form-7 id=”9549″ title=”Contact Form Leads Geral”]