5 Regras de Ouro para construir uma Landing Page

Cada vez mais existem ferramentas que contribuem positivamente para o sucesso das empresas. Neste artigo, apresentamos e explicamos melhor esta ferramenta incrível que permite a geração de leads, conversões e vendas de um determinado produto ou serviço – Landing Pages

O que é uma Landing Page?

As Landing Pages são páginas que possuem todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de conversão, «página de aterragem», as Landing Pages são muito utilizadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.

Para cumprir eficazmente o propósito e objetivo de marketing, as Landing Pages devem cumprir no mínimo, as seguintes regras.

  • 1ª Regra: Sem links de saída

Uma Landing Page não pode ter qualquer ponto de fuga, ou seja, qualquer link externo que retire o utilizador do seu foco principal. O utilizado só pode ter dois caminhosFechar a janela ou Realizar uma Conversão.

  • 2ª Regra: Relevância e objetividade

Uma Landing Page precisa de ser objetiva e clara em relação à oferta, com informação organizada e a conversão realizada sempre na área visível. Em poucos segundos, o usuário tem de perceber o conteúdo e a oferta. Quando o usuário demora muito tempo para entender a oferta, tendencialmente encerra a janela, o que leva a uma taxa de conversão baixa. 

  • 3ª Regra: Estrutura e prova social

Também precisa de uma estrutura e de uma prova social que dê ao utilizador a confiança suficiente para este cumprir o objetivo que definiu inicialmente para essa mesma página. O que significa que a Landing Page deverá ser criada de forma estruturada, orientada para um objetivo concreto, seja ele para a angariação de leads ou a conversão em vendas de um produto.

Ex: Conteúdo simples e objetivo, formulário visível e identificado na página, ligação segura e marca pessoal, testemunhos de clientes.

Seguem algumas dicas para elaboração com a máxima eficácia:

  • Call-to-action – Deverá estar sempre presente. Se o objetivo for preencher um formulário deverá estar perfeitamente visível e identificado na página. O mesmo acontece com o botão de compra, que deverá estar no ângulo de visão do usuário.
  • Ligação segura e marca pessoal – Sempre que for possível, colocar a Landing Page num endereço do próprio site da empresa, numa ligação segura de HTTPS, pois passará maior confiança aos usuários e haverá uma ligação direta com a marca, quer seja pessoal ou da empresa, o que naturalmente aumenta a confiança e a conversão. 
  • 4ª Regra: Design Responsivo

Para quem trabalha com a Landing Page, é fundamental pensar em mobile primeiro. Ao construir as páginas precisará de ter uma atenção especial para mobile, oferendo aos utilizadores uma experiência diferente e pensada para conversão em tablets e smartphones

  • 5ª Regra: Automação de marketing

Se estiver a capturar leads através dos formulários é necessário automatizar o disparo de emails para elas. A nutrição desses leads pode e deve ser automatizada através de um software de e-mail marketing ou CRM. Por exemplo temos: enviar os dados de pagamento por email de forma automática ou relembrar o utilizador de que ainda não pagou.

Tudo o que puder oferecer em termos de suporte será uma mais-valia a longo prazo para a empresa e para a taxa de conversão. Neste sentido, sugerimos outros tipos de comunicação, como: Marketing por SMS, Suporte via WhatsApp ou o Chat ao vivo no website da empresa.


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